A empresa italiana de motos elétricas , a Energica é conhecida por ser o fornecedor oficial da categoria MotoE com os seus modelos Ego, Eva e EsseEsse9. Com o lançamento da sua moto Adventure, a Experia fez com que a marca crescesse ainda mais, este ano. Agora existem indicações de que a Energica irá em breve lançar um modelo com um potente motor de 182 cv.
Um documento arquivado na NHTSA este mês explica como decodificar os números VIN da Energica e deu duas pistas das intenções da marca. Uma é que a Experia, que é uma plataforma completamente nova na Energica, irá gerar uma segunda derivada do modelo ADV. De acordo com o documento, a quarta letra do VIN define o modelo, com duas novas opções. A letra “F” indica a Experia, mas a Energica também acrescentou uma definição para a letra “G” no mesmo local, dizendo que se relaciona com a Experia 2.

Dado que a Experia ainda se encontra na fase de pré-encomenda, a Experia 2 não pode ser o próximo modelo a ser produzido. Em vez disso, é provável que seja uma segunda variante da moto com uma especificação diferente. Como essa especificação será diferente ainda está por ver, mas uma pista nas definições do código VIN, mostram planos para um motor mais potente.
Neste momento, a opção mais potente da Energica é o motor de 148 cv (110 kW) dos modelos Eva Ribelle, Ego e EsseEsse9. De acordo com as convenções normais, esse número é uma potência contínua, significa a quantidade que o motor é capaz de fornecer potência sem sobreaquecer por um tempo ilimitado. Isso significa que não é realmente comparável à potência máxima de um motor de combustão e que o motor elétrico da Energica também pode proporcionar um desempenho substancialmente maior durante curtos periodos de tempo. Por exemplo, o seu motor é avaliado em 150 cv.

Este novo documento VIN mostra que um motor adicional deverá ser acrescentado à gama, com uma potência nominal de 182 cv (135 kW). O motor com maior potência da Energica tem uma potência de pico 15,5% superior à sua potência contínua nominal, portanto, se a mesma matemática se aplicar ao motor de 182 cv, poderá ter uma potência de pico de cerca de 210 cv. Isto coloca-o no mesmo patamar que as Superbikes de topo de gama a combustão existentes no mercado.

Os primeiros documentos de descodificação VIN da Energica mostraram uma vasta gama de níveis de potência, cobrindo todas as bases de 15 a 243 cv de potência, em vez de refletirem as saídas reais das motos na sua gama de modelos, mas desde 2020 que a empresa trabalhou nos seus VINs para refletirem com precisão nos níveis de potência. O documento de 2020, por exemplo, apresentava três valores de potência, 94 cv, 107cv ou 143 cv, correspondendo aos valores citados para as motos da sua gama na altura. O valor de 150 cv foi adicionado em 2021 nos documentos de descodificação VIN, refletindo as atualizações implementadas durante o ano. Isto sugere que a moto de 182 cv está iminente e com a Energica a querer fazer impacto na exposição da EICMA deste ano em Novembro, talvez não tenhamos de esperar muito antes de vermos o novo modelo.