A marca elétrica, Energica tem planos para desenvolver até cinco novos modelos baseados na moto ADV Experia antes do final de 2027. O diretor de vendas Giacomo Leone confirmou a mudança na exposição da Intermot em Colónia, Alemanha, no início deste mês.
“Esta é a primeira moto de uma gama que iremos desenvolver com base na Experia”, disse Leone. “Temos um plano até 2027”

O chefe de vendas não quis entrar em todos os detalhes, mas disse que os planos vão ter incluídos quatro ou cinco motos diferentes, todas partilhando uma plataforma de motor/estrutura idêntica.
No seu novo motor elétrico podemos contar com 103.4 cv e com 115.24 Nm, e com uma bateria de 22.5 kWh, apesar da Energica afirmar que o novo modelo é mais leve que os modelos anteriores. A longevidade da bateria está apontada até aos 418.4 quilómetros em cidade, enquanto que em longas viagens prevê-se que dure 257.4 quilómetros.

“Lançámos a moto em Mugello no final de Maio. Em quatro meses, tivemos centenas de encomendas sem sequer termos motos por aí”, continuou Leone. “Iniciaremos a produção e entrega dentro de algumas semanas”.
“Sentimos que este vai ser o maior sucesso de vendas da Energica em termo de volume, nos próximos anos”
Para além de confirmar novos modelos, Leone explicou que não veríamos novas adições baseadas na plataforma Ego, que está em produção há sete anos. “A Energica começou com a Ego e depois derivou da mesma plataforma a Eva como uma hiper-naked e a EsseEsse 9 como uma moto clássica”.

Acrescentou ainda “ Vai haver desenvolvimento nestas motos, mas não nascerão outras motos a partir desta plataforma. Teremos algumas melhorias muito em breve que vos mostraremos nos próximos meses”.
A Ego não só ajudou a criar modelos naked, como também foi transformada numa moto de corridas apenas para competir no Campeonato do Mundo de MotoE de 2018.

O Ego não só ajudou a criar dois modelos nus, como também foi modificado para uma máquina de corridas de Corsa apenas em pista para competir no Campeonato do Mundo de MotoE de 2018 – uma série de apoio ao MotoGP.