A Murtas Motorcycles é um novo fabricante de motos elétricas na Europa. A Murtas tem sede em Pierrelatte, perto de Montélimar em França, e é dirigida por Patrice Murtas, responsável pela entrada da marca Super Soco em solo francês em 2021.
A Murtas abriu no início de 2023, e agora, em apenas três meses, revelou dois modelos de scooters elétricas, a MX1 e a MX2. Diferenciadas pelas suas opções de bateria, ambos os modelos têm níveis de desempenho idênticos às scooters a combustão de 125cc.
A MX2, é concebida principalmente para condução urbana, equipada com um assento plano e uma boa capacidade de armazenamento por baixo do assento, a moto pode ser utilizada para deslocações ao trabalho, ou um percurso ligeiramente mais longo, por exemplo. Outras características incluem um pára-brisas alto, luzes LED, um suporte para uma mala superior e uma porta com entrada USB.

A MX1, é idêntica ao modelo MX2, mas oferece apenas um conjunto de baterias, enquanto duas baterias de 5,76 kWh estão incluídas na MX2 com 220 km de autonomia. A MX1 recebe apenas uma bateria, e como tal, terá metade da autonomia. Ambos os modelos levam cinco horas para carregar totalmente as suas baterias.
Em relação ao desempenho, a gama MX tem um motor com um potência contínua de 4kW, e uma potência máxima de 7 kW (cerca de 9,5 cv) e 180 Nm de binário, oferecendo uma velocidade máxima de 100 km/h.


Outras especificações incluem, uma forquilha telescópica, um amortecedor traseiro ajustável e rodas de 16 e 14 polegadas à frente e atrás, respectivamente. Tem pneus Michelin City Grip 2, focados para a condução e cidade. As scooters MX1 e MX2 têm travões de disco à frente e atrás com sistema CBS. O modelo MX1 está disponível em França por 4,990€ e a MX2 por 5,990€. Para mais informações pode consultar o site oficial da Mutras.