Giuliano Mu escolheu mais uma vez a oficina GPDESIGN de Turim para o seu segundo projecto baseado na Ducati Diavel, a DiavelMU R, um modelo único com alma de competição onde o desempenho é o foco do projecto, apresentado há poucos dias na sede da Rizoma. O projecto foi supervisionado por Luca Pozzato, fundador e CEO da GPDESIGN, uma das mais importantes empresas especializadas na criação de motos únicas no mundo.
Não apenas uma mota, mas uma verdadeira obra de arte, que chega pouco depois do grande sucesso da DiavelMU, apresentada no ano passado no EICMA de 2022, fortemente desejada pelo conhecido empresário e grande entusiasta do automobilismo Giuliano Mu.


A R recorda obviamente o carácter de competição, sinónimo de performance: uma moto de estrada supernaked, mas pronta para a pista com um visual agressivo. Uma Ducati Diavel 1260 completamente transformada e mais leve graças à pesquisa de cada componente com parceiros importantes de cada sector como a BREMBO, FGRACING, RIZOMA, STM e a FRESCO.
As jantes são totalmente em carbono e pintadas do mesmo preto que o depósito. Sistema de travagem renovado com os novos discos dianteiros BREMBO T-Drive. As pinças GP4 permanecem originais, enquanto as bombas desportivas Corsacorta foram instaladas. Também da competição vem a ideia de instalar duas condutas de ar para as pinças dianteiras, para melhorar o arrefecimento do sistema de travagem.



Tal como na DiavelMU, foram utilizados três tipos diferentes de carbono para a carenagem. Aerodinâmica melhorada graças a uma entrada de ar mais larga na frente e asas estilo MotoGP produzidas pela RIZOMA, também em carbono. Também fabricados pela RIZOMA estão os pisa-pés ajustáveis feitos especialmente para esta edição especial.
A DiavelMU R tem a mesma embraiagem que Pecco Bagnaia usa na sua Ducati Desmosedici MotoGP, assinada STM. Forquilha Girder, uma reinterpretação moderna de um grande clássico das duas rodas, fabricada pela FGRACING, que monta um novo amortecedor capaz de melhorar o desempenho. A suspensão totalmente racing também é nova.
Para tornar a DiavelMU R mais leve, o escape em titânio, o tubo final e o corpo foram feitos à mão pelos artesãos da FRESCO, parceiro histórico da GPDESIGN.


Design cuidadoso e refinado com um novo assento muito mais rígido com uma estrutura em carbono: antiderrapante técnico e uma parte em camurça com costuras vermelhas. Para completar o look totalmente preto, o depósito foi pintado com um acabamento em microesferas de cerâmica que o torna muito resistente à abrasão. Por fim, como em todas as motos especiais que saem do atelier de Turim da GPDESIGN, não podia faltar a assinatura do visionário designer Luca Pozzato.