A Ducati fecha 2021 anunciando as melhores receitas e lucro operacional já registados, que se adicionam à grande prestação de vendas.

O fabricante sediado em Bolonha entregou um número recorde de 59.447 motos a clientes apaixonados por todo o mundo, alcançando um aumento de vendas de + 24% face a 2020 (48.042) e + 12% em relação a 2019 (53.183).
Outros recordes foram também registados em termos de receita, que foi de € 878 milhões, com um crescimento de + 30% em relação a 2020 (€ 676 milhões) e + 23% face a 2019 (€ 716 milhões.
A Ducati foi também capaz de assegurar todo o autofinanciamento em futuros investimentos em desenvolvimento tecnológico, inovação de produto e de processos.
Todos estes resultados foram alcançados apesar das dificuldades enfrentadas na crise de fornecimentos e escassez de componentes, na qual a Ducati está continuamente a trabalhar também com o apoio do Grupo VW.
Claudio Domenicali, CEO Ducati :”É difícil comentar os resultados económicos sem ter em conta o atual conflito na Ucrânia. Tenho esperança que as hostilidades terminem o mais cedo possível, com o fim da violência e um regresso à diplomacia para resolver disputas. Viemos de um ano já particularmente complexo, durante o qual, tal como todos os intervenientes na indústria de produção, enfrentámos dificuldades relacionadas com a corrente crise de fornecimentos. No entanto, graças à grande flexibilidade e constante diálogo com os nossos parceiros e o sindicato, na Ducati conseguimos satisfazer um número recorde de clientes”
Henning Jens, CFO Ducati: “Comentar os resultados de 2021 nos dias que correm é impossível sem mencionar a atual guerra na Ucrânia, que poderá ter um impacto significativo em mais do que apenas a economia europeia, incluindo toda a espécie de disrupções na cadeia de fornecimentos e nos mercados. Em relação à performance financeira de 2021, apesar da situação extremamente desafiante, a Ducati fechou o ano com um resultado recorde em termos de receita e lucro operacional, recuperando plenamente o nível de lucratividade pré-pandemia. À luz das significativas disrupções da Cadeia de Fornecimentos e área de Produção, este é um feito notável para todo o Grupo Ducati.”
Durante o ano passado, a Ducati abriu 84 novos concessionários em zonas chave, contribuindo para a extensão de uma rede comercial global que conta agora com 790 concessionários em mais de 90 países.
Em 2021, o número de funcionários da empresa excedeu pela primeira vez os 1900. As excelentes condições de trabalho, a melhoria de um ambiente cada vez mais heterogéneo e inclusivo, juntamente com o eficiente modelo organizativo de teletrabalho que a Ducati oferece à sua força de trabalho, garantiram a certificação de Empregador de Top em Itália pela oitava vez consecutiva.

A Ducati volta a tomar parte do Campeonato do Mundo de MotoGP que se iniciou a 6 de março no Qatar, partindo de uma segunda vitória consecutiva no Título Mundial de Construtores de MotoGP, conquistado em 2020 e 2021. A Ducati irá participar também no Campeonato do Mundo de Superbike, que vai começar em abril.
Em finais de 2021, a Ducati anunciou o início da sua era elétrica. Seguindo o seu hábito de utilizar a competição como laboratório para tecnologias que depois de tornam realidade para todos os motociclistas, a empresa entra no mundo das motos elétricas a partir da classe elétrica do Campeonato do Mundo de MotoGP. A partir da temporada de 2023, a Ducati irá ser o único fornecedor de motos para a Taça do Mundo FIM Enel de MotoE™.


Com a revelação da sua gama de modelos para 2022, a Ducati apresentou a DesertX, fazendo a sua entrada no novo segmento das motos de enduro de gama média. Ao mesmo tempo, com a atualização de 2022, a Panigale V4 torna-se o veículo mais próximo de uma moto de MotoGP jamais construído, provando como a marca pode alargar os seus horizontes sem perder as suas raízes e a sua identidade desportiva.