Se é raro, exótico e europeu, é provável que o encontre na Moto Borgotaro de Brooklyn. O proprietário é Peter Boggia e tem um talento especial para procurar o tipo de motos que os meros mortais só podem sonhar em ter. Mas a mais recente máquina a embelezar o chão de fábrica da Moto Borgotaro é realmente especial.
Falamos da Ducati 900 NCR TT1 de fábrica, de 1978, completamente intacta. É um de apenas 18 exemplares construídos e um de apenas três que foram importados para os EUA em 1978.

A Ducati 900 NCR é mais conhecida por ser a moto que Mike Hailwood pilotou para a vitória no seu lendário regresso à Ilha de Man em 1978. Hailwood tinha-se inscrito para participar na corrida de Fórmula 1 do Tourist Trophy, o que significava que a sua máquina de corrida tinha de ser baseada numa série de produção. Assim, a Ducati encarregou a sua equipa não oficial de corridas de fábrica, a NCR, de construir uma pequena série de 900 motos de Fórmula 1 NCR.
De acordo com o co-fundador da NCR, Rino Caracchi, apenas 18 motos completas e 20 motores sobresselentes foram construídos na altura. Apesar de serem quase oficiais de fábrica, os motores das 900 NCR foram numerados de acordo com a série de produção normal da Ducati 900 Super Sport. Segundo a Moto Borgotaro, esta moto, com o motor número 088250, foi provavelmente construída como parte do primeiro de dois lotes de 900 NCR TT1s.



O percurso do modelo ao longo dos anos está bem documentado, além de que a moto tem vários prémios em seu nome “Ducati, A Photographic Tribute” de Phil Aynsley. E se precisar de ser mais convincente, o famoso historiador e autor de motociclos, Ian Falloon, elaborou um livro de autenticação de 20 páginas. Ele refere-se à moto como “um exemplo maravilhoso de uma Ducati de corrida extremamente rara e desejável”.