Uma moto de enduro , é essencialmente uma moto que pode circular na via pública e em todo-o-terreno e assegura que a diversão não pára quando chega um trilho desafiante. Com um farol, farolim, indicadores de mudança de direção e espelhos, estes modelos de média cilindrada são capazes de circular em qualquer tipo de terreno. As três motos aqui escolhidas são algumas das várias que existem disponíveis no mercado, porém, estas são bons exemplos do que se pode esperar de um modelo Enduro em 2023.
KTM 350 EXC-F 2023

A 350 EXC-F da KTM chegou ao mercado em 2012, e ao longo da sua década de vida, viu o sucesso na AMA EnduroCross como a máquina de eleição para pilotos como Cody Webb e, mais recentemente, a FMF KTM Factory Racing Trystan Hart, provando que pode ser uma moto de corrida competitiva e versátil com as modificações certas.
A Team Orange continua a oferecer sua Enduro de 350cc em 2023 e esta última atualização tem novos gráficos inspirados no modelo dos anos 90′. Tem um motor de quatro tempos refrigerado a líquido DOHC 350cc com injecção de combustível, com capacidade de 35.1 cv e 30.3 Nm de binário. O quadro tem uma estrutura central em aço cromado e uma suspensão WP Xplor.
Ao contrário das Husqvarna FE 350 que vamos revelar mais a baixo, a suspensão traseira da KTM é um amortecedor WP Xplor PDS (o que significa que não tem ligação)-não é uma unidade WP Xact. A moto laranja tem um curso ligeiramente mais longo da suspensão traseira (12,2 polegadas) em comparação com a sua concorrente e parceira, a Husqvarna (11,8 polegadas). De acordo com as especificações reveladas, a 350 EXC-F é o modelo mais leve deste grupo de modelos dual-sport de média cilindrada, com um peso de 107.9 kg sem combustível. O preço da nova KTM 350 EXC-F 2023 é de 11.822,00€.
Husqvarna FE 350 2023

A FE 350 da Husqvarna em 2023 é o modelo mais caro desta lista a um preço de 12.507,00€, mas o custo extra pode ser considerado justificado.
Fornece uma potência suave a partir do seu motor de quatro tempos DOHC 350cc arrefecido a líquido, com injeção de combustível, e é ágil graças ao seu quadro central de aço que fornece características de flexão longitudinal e de torção calculadas para maior estabilidade. Existe também uma subestrutura de fibra de carbono composta de duas peças, que ronda pouco mais de 0.9 kg. Uma forquilha de 48 mm WP Xplor e um amortecedor WP Xact com suspensão de cabo de ligação, ambos com 11,8 polegadas de curso.
Para enfrentar trilhos mais rochosos, a FE 350 tem uma distância ao solo alta de 14,2 polegadas, que é mais do que qualquer outro modelo nesta categoria de Enduro com 350-400cc. Não foram feitas atualizações mecânicas ao modelo FE 350 de 2023, mas tem uma nova cor azul metálico e gráficos novos.
Beta 350 RR-S 2023

Os modelos RR da Beta têm a maioria das especificações dos outros dois modelos para 2023. Isto inclui as forquilhas internas atualizadas que eliminam o ar no sistema, a fim de suavizar a ação. De acordo com o fabricante italiano, a forquilha ZF Sachs de 48mm e o amortecedor ZF Sachs com um corpo de alumínio são os mesmos que os modelos de dois e quatro tempos da gama RR.
A Beta eleva a tecnologia em ambas as suas ofertas de enduro com a introdução do controlo de tracção (que foi uma novidade na gama Race Edition do ano passado). Os plásticos têm acabamentos com novos gráficos e um esquema de cores totalmente vermelho.
A principal diferença entre as 350 RR e as 390 RR é o curso e a taxa de compressão do motor. A 350 RR tem um motor a quatro tempos refrigerado a líquido DOHC 349cc com um curso de 57,4mm (com o mesmo diâmetro de 88,0mm que a 390 RR) e um rácio de compressão de 13,2:1 (contra os 12,5:1 da 390 RR). A Beta 350 RR de 2023 tem um preço de 10.490.00 €.