Ténéré 700 World Raid: Mais completa que nunca

Fonte: Yamaha Press

Noticiámos há umas semanas o aparecimento de patentes que davam conta de que uma nova Ténére 700 poderia estar no mercado em breve. Hoje a Yamaha confirmou a Ténére 700 World Raid. Depois do enorme sucesso da Ténéré 700 e da Ténéré 700 Rally Edition, a Yamaha está agora pronta para lançar a derradeira moto de aventura Yamaha para longas distâncias, concebida para oferecer um novo mundo de possibilidades a todos os que têm o espírito de aventura na sua alma.

Advertisements
Fonte: Yamaha Press

Nova Ténéré 700 World Raid: Preencha a sua vida com um Novo Horizonte

A Ténéré 700 foi apenas o começo. Agora, a Yamaha está prestes a apresentar uma nova dimensão no mundo da aventura com a nova Ténéré 700 World Raid – uma moto de longa distância premium que oferece excelente capacidade em estrada e fora dela, combinada com uma versatilidade excecional e um caráter de condução muito agradável.

Fonte: Yamaha Press

Equipada para ir mais longe do que qualquer Ténéré anterior e com a especificação mais avançada, que incluem suspensão topo de gama para maior confiança e conforto, melhorias a nível da ergonomia, estilo inspirado em ralis e instrumentação com vários modos, com notificações de mensagens de texto e chamadas recebidas, a Ténéré 700 World Raid é uma moto que consegue fazer com que o mundo pareça um lugar muito mais pequeno.  

Dois depósitos de combustível laterais, 23 litros de capacidade

Os novos depósitos de combustível laterais de 23 litros de capacidade são concebidos para trazer paz de espírito em viagens mais longas e eliminar a ansiedade que todos os motociclistas já experienciaram quando a luz de reserva começa a piscar. Em condições de utilização normais, estima-se que estes novos depósitos sejam capazes de proporcionar uma autonomia até 500 km, fornecendo um nível de autonomia mais elevado que faz da Ténéré 700 World Raid uma especialista em zonas mais distantes e selvagens.

Fonte: Yamaha Press

O design duplo lateral único oferece uma série de avanços significativos em relação a simplesmente conceber um depósito mais alto e mais largo, de modo a aumentar a sua capacidade. Ao ter dois depósitos separados posicionados mais abaixo e ao colocar a bomba de combustível numa posição mais baixa num dos depósitos, o centro de gravidade da moto pode ser mantido quase igual ao da Ténéré 700, que dispõe de um depósito de 16 litros, ajudando a manter a condução ágil apesar do aumento de peso da maior capacidade de combustível.

A massa do veículo está ainda mais centralizada, com uma distribuição de peso ideal entre a dianteira e a traseira. Uma característica importante desta nova disposição é que o ponto mais alto dos dois novos depósitos laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700, reduzindo a diferença da altura entre o depósito e o assento, de modo a proporcionar um perfil mais plano para melhor mobilidade do condutor e uma deslocação de peso dianteiro/traseiro mais fácil durante a condução todo-o-terreno.

Fonte: Yamaha Press

Outro benefício deste design de depósito duplo é que a oscilação do combustível é limitada, em comparação com uma disposição de depósito grande, o que é benéfico, principalmente em curvas. E, por último, os dois depósitos de combustível laterais da Ténéré 700 World Raid não são apenas uma lembrança relativa ao património de ralis no deserto da moto, sendo também provas claras do ADN que este novo modelo de aventura partilha com algumas das mais bem-sucedidas motos de competição de fábrica da Yamaha.

Assento plano para melhor agilidade do condutor

Além da altura reduzida do novo design de dois depósitos, a Ténéré 700 World Raid também beneficia de um novo assento de 890 mm de altura que fornece um perfil muito mais plano para uma transição mais suave entre o assento e o depósito. Este design permite que o condutor se mova para trás e para a frente praticamente sem esforço ao deslocar o seu peso corporal para manter o controlo em terrenos acidentados, enquanto a nova ergonomia é adequada tanto para conduzir sentado como para conduzir em pé.

Fonte: Yamaha Press

O design de 2 peças do novo assento permite remover facilmente a secção traseira para permitir a montagem de acessórios, como um suporte ou bagagem. O assento é feito de dois tipos diferentes de couro, com uma zona de elevada aderência no centro e uma zona mais suave que permite a liberdade de movimentos durante a condução.

Instrumentos em ecrã TFT de 5″ a cores com conectividade móvel

O novo ecrã TFT de 5″ a cores está ligado à Unidade de controlo de comunicações (CCU) da moto, que comunica com a aplicação MyRide, fornecendo conectividade sob a forma de mensagem de texto e notificações de chamadas recebidas, que são apresentadas no painel de instrumentos; o estado da bateria do telemóvel é apresentado assim que é estabelecida uma ligação.

Esta conectividade e a capacidade de identificar quaisquer questões técnicas que necessitem de ser retificadas proporcionam mais tranquilidade e confiança aos aventureiros, principalmente em viagens de longa distância em território desconhecido.

Fonte: Yamaha Press

O acesso à informação relevante é fundamental em cada expedição de longa distância e os condutores da Ténéré 700 World Raid podem escolher entre 3 temas diferentes no novo instrumento em ecrã TFT de 5″ a cores.

A disposição do ecrã “Explorer” apresenta um design digital moderno que fornece todos os dados de funcionamento chave da máquina num estilo contemporâneo e de fácil leitura. O ecrã “Street” apresenta um tacómetro com um mostrador circular e um ponteiro que dão um aspeto mais convencional da era analógica, o ecrã “Raid” é inspirado num típico roadbook de competição de rali e apresenta dois conta-quilómetros parciais independentes em contagem decrescente, que permitem ao condutor ver a distância até ao ponto de passagem seguinte.

Localizada à direita da área do painel de instrumentos, existe uma tomada USB (type-A) que pode alimentar sistemas de navegação ou carregar dispositivos móveis.

ABS de 3 modos na estrada e no todo-o-terreno

Para uma melhor capacidade de controlo em diferentes condições de condução, a nova Ténéré 700 World Raid está equipada com ABS de 3 modos, que pode ser selecionado quando a moto está parada, através de um menu específico no painel, acionado pelo comutador do lado direito. O modo 1 significa totalmente ativo, com ambas as rodas a beneficiarem do ABS, conforme exigido legalmente para a condução nas via pública. Os modos 2 e 3 foram introduzidos para condução em estradas não-públicas. Concretamente, o modo 2 (nova função desenvolvida para a Ténéré 700 World Raid) significa ativado na roda dianteira e desativado na roda traseira; este é o modo recomendado para terrenos com gravilha solta, onde é provável que se experienciem baixos níveis de aderência. O modo 3 significa totalmente desativado, adequado para condutores experientes que querem desfrutar da pura condução todo-o-terreno.

Fonte: Yamaha Press

O painel de instrumentos mostra quando o modo 2 e o modo 3 estão ativos; o condutor pode voltar imediatamente ao modo 1 a qualquer momento durante as deslocações ou quando está parado, premindo um botão no lado esquerdo do painel de instrumentos.

Suspensão dianteira KYB de 43 mm, elevada especificação, curso de 230 mm

Para uma performance de condução todo-o-terreno aperfeiçoada, o sistema de suspensão na Ténéré 700 World Raid apresenta uma série de melhorias significativas. Suspensão dianteira KYB de 43 mm com novo design fornece 230 mm de curso da roda, mais 20 mm do que a Ténéré 700, oferecendo um maior potencial de absorção de impactos em terrenos difíceis. A nova suspensão está equipada com um regulador de pré-carga da mola, além dos afinadores de amortecimento de compressão e recuperação e do parafuso de purga de ar já existentes na Ténéré 700, permitindo ao condutor afinar a suspensão para se adequar a diferentes terrenos e cargas.

Fonte: Yamaha Press

Para uma maior durabilidade e menor atrito interno, a suspensão dianteira de 43 mm de curso mais longo apresenta um resiliente revestimento Kashima aplicado no exterior das bainhas, com cor bronze escuro distintiva, enquanto para minimizar o peso são utilizados componentes internos da suspensão leves, apesar do curso mais longo.   

Amortecedor de direção Öhlins

Para uma melhor capacidade de controlo, particularmente em situações de condução todo-o-terreno, é equipado um amortecedor de direção Öhlins como equipamento de série. A posição de fixação está próxima da mesa do guiador, permitindo ao condutor ajustar rapidamente a unidade aos seus níveis preferidos de sensação e feedback nos vários tipos de terreno, graças a 18 regulações de amortecimento diferentes.

Fonte: Yamaha Press

Amortecedor traseiro “piggyback” em alumínio com especificações completas, curso de roda de 220 mm

A suspensão traseira também foi melhorada em conformidade com a nova suspensão dianteira e apresenta um design da biela revisto com um amortecedor tipo “piggyback” com um curso ainda mais longo. As características de amortecimento da suspensão traseira, a constante de mola e as relações de ligação mecânica foram otimizadas, de forma a proporcionar conforto nas viagens na estrada, juntamente com a capacidade de resistir a fortes impactos durante a exploração em todo-o-terreno.

Para um desempenho de amortecimento consistente, o novo amortecedor apresenta um corpo de alumínio para uma boa dissipação térmica, enquanto o reservatório de óleo do tipo “piggyback” separado previne a cavitação; tal como a suspensão, o novo amortecedor permite um curso de roda de mais 20 mm e é totalmente ajustável para a pré-carga da mola, bem como o amortecimento de compressão e recuperação.

Fonte: Yamaha Press

Também foi introduzido um novo batente de fim de curso de borracha para aumentar o desempenho na absorção de energia em caso de afundamento da suspensão.

Motor CP2 EU5 de elevado binário

O icónico motor de 689 cc com 2 cilindros em linha com refrigeração líquida da Yamaha é a força motriz por detrás da nova Ténéré 700 World Raid. Com uma cambota de 270° que lhe confere uma sequência de ignição desigual característica, este motor CP2 de “conceito de planos cruzados” é conhecido pelo seu o débito de binário linear forte, bem como pelo seu desempenho com elevada capacidade de resposta e facilmente controlável, o que torna a condução a qualquer velocidade tão agradável e gratificante.

Fonte: Yamaha Press

As dimensões compactas e peso reduzido tornam a unidade CP2 ideal para as exigências e requisitos de aventuras de longa distância. Além disso, com um débito de binário linear que proporciona uma ampla potência de tração a baixas e médias rotações, este motor robusto, fiável e económico é particularmente adequado para os diferentes terrenos em estrada/fora de estrada tipicamente encontrado por aventureiros. Já comprovado na Ténéré 700, grande sucesso de vendas, este motor é um dos mais lendários motopropulsores da Yamaha, com mais de 221.000 unidades com motor CP2 vendidas desde a apresentação.

Caixa de filtro de ar da Ténéré 700

A família Ténéré 700 conta com uma nova caixa de filtro de ar, especialmente concebida para lidar com terrenos extremos fora de estrada, para os quais esta moto de aventura para longas distâncias se destina. A caixa de ar da Ténéré foi equipada com uma conduta de admissão virada para a frente, concebida para evitar a entrada de poeira e detritos lançados pela roda traseira.

Fonte: Yamaha Press

Para-brisas mais alto, defletores laterais fáceis de remover, piscas em LED e carenagem dianteira

Para maior proteção contra o vento em aventuras de longa distância, a moto está equipada com um ecrã 15 mm mais alto com deflectores laterais fáceis de remover e os piscas em LED são equipamento original.

Fonte: Yamaha Press

Os painéis dianteiros que rodeiam o radiador e o painel interior em torno da área do cockpit são fabricados a partir de resistente material compósito de fibra de vidro. São concebidos para conseguirem lidar com condução todo-o-terreno irregular.

Apoios para os pés mais amplos

Os designers da Yamaha desenvolveram a Ténéré 700 World Raid com as especificações mais elevadas sem compromisso.

Os novos apoios para os pés mais amplos sublinham esta atenção aos detalhes. A área de superfície mais ampla proporciona maior aderência às botas do piloto e também reduz a pressão sobre as solas na condução em terrenos mais exigentes. Uma área de superfície mais ampla também previne a acumulação de lama e areia e os encaixes de borracha amovíveis melhoram a estabilidade das botas/apoio para os pés em condições húmidas.

Fonte: Yamaha Press

Ao remover os encaixes de borrachas, os apoios para os pés tornam-se componentes orientados para competição de rali, em termos de aparência e desempenho.

Nova proteção do motor de alumínio de 3 peças

Para uma maior proteção na condução todo-o-terreno, a moto está equipada com uma nova proteção do motor de alumínio de 3 peças que ajuda a evitar danos acidentais provocados por rochas, pedras e quaisquer outros detritos. Graças às novas suspensões com um curso mais longo, a distância ao solo é agora de 250 mm.

Fonte: Yamaha Press

Nova grelha do radiador

Para garantir que o radiador mantém os seus elevados níveis de eficiência de arrefecimento durante a condução todo-o-terreno, foi instalada uma nova grelha de radiador. Com defletores verticais como os modelos de competição todo-o-terreno da Yamaha, esta nova grelha foi concebida para proteger o radiador de detritos lançados pela roda dianteira.

Fonte: Yamaha Press

Características principais da Ténéré 700 World Raid

  • Dois depósitos de combustível laterais, 23 litros de capacidade
  • Assento plano de 2 peças tipo rali
  • Instrumentos em ecrã TFT de 5″ a cores com conectividade móvel e notificação
  • Ficha USB (type-A)
  • ABS comutável de 3 modos
  • Suspensão dianteira KYB de 43 mm, elevada especificação, curso de 230 mm
  • Amortecedor de direção ajustável Öhlins
  • Amortecedor traseiro “piggyback” em alumínio, curso de roda de 220 mm
  • Para-brisas alto, defletores laterais fáceis de remover e piscas em LED
  • Área do cockpit totalmente nova e nova carenagem dianteira
  • Novos apoios para os pés do condutor mais amplos com encaixes de borracha fáceis de remover
  • Proteção do motor de alumínio em 3 peças
  • Novo suporte do motor em alumínio fundido
  • Nova grelha do radiador

Características partilhadas pela Ténéré 700 World Raid/Ténéré 700/Ténéré Rally Edition

  • Faróis quad LED, farolim traseiro LED
  • Posição ajustável (em 5 mm) do guarda-lamas dianteiro
  • Duplos discos dianteiros tipo wave de 282 mm, pinças Brembo, ABS
  • Disco traseiro tipo wave de 245 mm, pinça Brembo, ABS
  • Quadro tubular de berço em aço de elevada resistência/quadro de duplo berço
  • Braço oscilante em alumínio fundido por gravidade
  • Jantes leves em alumínio com 36 raios
  • Guiador em alumínio de diâmetro variável
  • Pneus Pirelli Scorpion Rally, 90/90-21 à frente, 150/70-18 atrás
  • Motor CP2 EU5 de elevado binário
  • Caixa de filtro de ar com conduta de admissão virada para a frente

Cores, disponibilidade e preço da Ténéré 700 World Raid

A Yamaha vai disponibilizar a nova Ténéré 700 World Raid em duas opções de cores. A Icon Blue é inspirada nas motos de corrida de competição de fábrica e apresenta painéis azuis, painéis laterais com destaques em amarelo e jantes azuis. A Midnight Black projeta uma imagem séria e minimalista e apresenta uma estrutura totalmente preta com jantes pretas.

As entregas aos concessionários europeus da Yamaha terão início a partir de Maio de 2022. Os preços variam consoante o país; contacte o distribuidor Yamaha para obter informações completas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like