A BMW estreou a sua M 1000 RR renovada e a nova M 1000 R em 2023. Embora a marca alemã tenha apresentado as duas primeiras motos com a marca “M” em gamas que se já seria previsível apresentar, esta publicação faz-nos acreditar que a BMW irá fazer o mesmo para a gama S 1000 XR. Para ajudar-mos os nossos leitores a imaginar uma Sport-Tourer “M”, deixamos aqui um conceito do designer digital Kar Lee.
Mais leve, mais forte, mais rápida, é o que significa a série M, e a nova XR não será excepção, com o mesmo motor de 210 cv às 13.750 rpm e 112.9 Nm de binário às 11.100 rpm. Um sistema de escape Akrapovic e uma eletrónica menos focada para turismo, com controlo de arranque e um temporizador de voltas, justifica o nome M.
Estas ajudas ao condutor não são a única forma de controlar a XR-M. Lee também equipa o protótipo digital com uma suspensão ajustável eletronicamente e um sistema de travões ao nível de uma superbike. Tendo em conta os componentes que equipam a M 1000 R e a M 1000 RR, o novo projeto inclui suspensões Marzocchi e amortecedores Nissin. O conjunto de rodas de 17 polegadas em alumínio, o quadro e o braço oscilante em alumínio fazem com que o peso total da XR-M seja um pouco mais de 220 kg.
Com uma estrutura leve e um motor potente, a empresa também prevê que o modelo conceito atinja uma velocidade máxima de 280 km/h. Para complementar com a velocidade, a nova XR é equipada com carenagens mais largas e robustas M. Se a BMW adicionar à gama XR um modelo M seria uma grande novidade da marca alemã e mais uma opção para os fãs das Sport-Tourer.