A EICMA 2022 está cheia de rostos familiares, bem como de recém-chegados – incluindo o fabricante chinês, Davinci Motor. Após sete anos de trabalho árduo, revelou o seu primeiro modelo de produção em 2021, a DC100 totalmente eléctrica.
No seu lançamento inicial, as reservas foram limitadas ao mercado chinês. No entanto, a partir da EICMA 2022, a Davinci tem o prazer de anunciar a sua entrada oficial no mercado europeu com o modelo DC100. No papel, as especificações parecem impressionantes – mas, como em todo e qualquer OEM (Original Equipment Manufacturer), as empresas podem dizer o que quiserem nos seus documentos.

Algumas alegações incluem: uma velocidade máxima de 200 km/h, tempo de zero aos 100 km/h de três segundos, potência de 100 kilowatts (ou cerca de 135.9 cv), binário máximo de 850 Nm, e tempo de carga rápida DC de cerca de 30 minutos. Embora a empresa não dê muitos detalhes sobre o seu motor eléctrico ou bateria, menciona que este último é uma unidade de 17,7kWh.
A suspensão consiste num Bitubo RCH02 frontal, e Bitubo XZE21V2 na traseira. Outros componentes de alta qualidade incluem pinças de travão Brembo Stylema e discos de travão dianteiros de 330mm, bem como pneus Pirelli Diablo Rosso III nas rodas de 17 polegadas da DC100. ABS é de série, e a altura do assento é ajustável entre um intervalo de 795mm e 815mm.
O peso está registado com 255 kg. Isto é especialmente interessante dado o quadro feito em alumínio de uma só peça e o revestimento composto de fibra de carbono envolvido no design da DC100.

A Davinci diz que está a disponibilizar pré-encomendas do modelo DC100 na Europa, a um custo de 26.000 euros. Espera-se que as entregas tenham lugar algures no segundo ou terceiro trimestre de 2023.