Aos comandos da Gas Gas oficial com as cores da Red Bull Daniel Sanders foi o mais rápido no final dos 447 quilómetros cronometrados daquela que é a Etapa 3 do Dakar 2023. A primeira fase da especial foi liderada por Mason Klein, que aproveitou as bonificações até ao reabastecimento para o conseguir – Sanders era já o mais veloz desde o primeiro CP – mas o norte-americano líder da corrida na geral acabou por descer na classificação fechou o dia no quarto posto.
‘O objectivo era chegar ao reabastecimento, perceber onde todos estavam e depois disso definir a estratégia. Queria vencer mas com uma boa margem e acabei mesmo por conseguir. Nas dunas eu e o ‘Pricey’ conseguimos descolar dos restantes. A minha estratégia de abrandar após o último reabastecimento no dia de ontem acabou por resultar, veremos amanhã mas penso que o facto de tanto eu como o Toby estamos habituados a corridas rápidas na Austrália nos está a ajudar.’
Kevin Benavides, o vencedor em 2021, foi o segundo mais rápido na frente de Skyler Howes e Mason Klein mas uma penalização de dois minutos empurrou o sul-americano para o quarto posto da etapa com Howes a ser assim o segundo na frente de Klein. O dia fica também marcado pelas baixas temperaturas e chuva que os pilotos encontraram em especial nos longos 220 quilómetros de ligação.
Com esta vitória Daniel Sanders assumiu o comando da classificação geral da prova, sendo o quarto piloto distinto a vencer e a liderar este Dakar 2023.