Com a preocupação da descarbonização e diversas leis que pretendem abolir os motores a combustão interna, é importante perceber quais as alternativas no mercado para quando for necessário parar as motos a gasolina que tanto gostamos. A marca chinesa Super Soco tem vindo a crescer a nível mundial e é a própria que assume a intenção de se tornar líder de vendas de motos elétricas. Facto é que a Super Soco tem já uma gama variada de veículos de duas rodas. Nós, tivemos a oportunidade de experimentar e testar em diversos ambientes, a Super Soco TC Max–com jantes de raios–e a Super Soco CPX.

TEXTO: JOÃO FRAGOSO / FOTOS: rui jorge / COLABORAÇÃO: FERNANDO NETO
Começamos pela scooter da marca chinesa, a CPX que possui características muito interessantes onde se inclui um motor patenteado no braço oscilante, com uma potência máxima de 4,8 KW e um binário máximo de 171 N.m. Com estes números a scooter da Super Soco apresenta prestações muito razoáveis em ambiente urbano,sendo capaz de atingir com facilidade ritmos interessantes para nos deslocarmos confortavelmente dentro da cidade. E é aqui que ela se sente confortável. Não nos podemos esquecer que esta scooter é equivalente a uma moto de 125 cc, o que não lhe permite atingir velocidades muito elevadas, sendo mesmo anunciado pela marca que os 90 km/h é o melhor que vão conseguir extrair da CPX. Mas experimentem uma descida mais generosa e verão o velocímetro marcar um pouco mais.

A autonomia deste modelo é bastante variável, estando dependente do número de baterias que decidem levar debaixo do banco–já vamos explicar essa parte–mas também do modo de condução que pretendem utilizar. Primeiro as baterias. Há a possibilidade de ser instalada uma segunda bateria, de forma que a autonomia duplique na CPX, passando de cerca de 60 km para 140 km. A bateria que equipa de série a scooter é de 60V45Ah e tem um tempo de carga de aproximadamente 3,5 horas. E é aqui que está o senão. Com o aumento da autonomia, vem também uma necessidade de aumentar o tempo de carga, uma vez que as quase 4 horas que são necessárias para carregar a scooter, passam a 7 horas.


Para contornar isso e poupar um pouco a energia, a Super Soco disponibiliza três modos de condução diferente. O modo de entrega de potência total–modo 3–permite que seja atingida a velocidade máxima de 90 km/h, mas reduz a autonomia de forma drástica, e aí é importante que tenham as duas baterias instaladas para não estarem preocupados com o regresso a casa. Já no modo 2, e essencialmente no modo 1, a autonomia é bastante razoável, com o senão de haver uma redução da velocidade máxima que é possível atingir. No modo 1 apenas conseguimos atingir os 55 km/h e no modo 2 os 65 km/h. Conseguem ainda fazer marcha a ré nesta scooter. A CPX tem um sistema de travagem combinada(CBS), com um disco dianteiro de 240 mm e um disco traseiro de 180 mm, que lhe confere um bom tato e uma travagem competente, de acordo com as velocidades que atinge e o seu peso de 115 kg–apenas com uma bateria.


O espaço debaixo do banco está bastante limitado devido à localização da bateria e do próprio carregador, não sendo possível guardar o capacete, mesmo que seja um jet. O espaço de arrumação fica basicamente resumido a um compartimento no painel frontal, localizado abaixo da tomada USB incluída de série. Mas se falamos do banco,temos de dar uma nota positiva ao conforto que este proporciona. Confortável e bastante largo, o banco do condutor e passageiro estão separados de forma a proporcionar deslocações confortáveis, mesmo com passageiro. As suspensões e oquadro funcionam em harmonia, e as jantes de 16” são essenciais para tornar esta CPX agradável e confortável de conduzir.
O painel LCD, apesar de ser relativamente pequeno, apresenta toda a informaçãoessencial e tem boa leitura em todas as condições. Boa leitura (da estrada) oferecetambém a iluminação full LED, potente e com bom alcance.
Super Soco TC Max
Deixemos agora as scooter de parte. Vamos falar um pouco sobre a TC Max, também ela equivalente a uma moto de a combustão de 125 cc. É mais compacta do que a CPX e apresenta apenas uma bateria, o que, naturalmente, lhe reduz a autonomia. Com muito cuidado e nos modos certos, podemos esperar realizar cerca de 100 km com esta moto, se sairmos de casa com a bateria de 72V com 100% da carga. A potência máxima é de 5100W, com um binário de 180 N.m e o tempo de carga, com ocarregador rápido incluído com a moto, é de 5 horas. Sim, não podemos chamar rápido caso tenhamos pressa, eu sei. Ainda assim, é necessário ter em conta que a TC Max está pensada para deslocações em ambiente urbano e não para grandes viagens–à semelhança da CPX.


Neste modelos encontramos também 3 modos de condução diferentes, semelhantes aos da scooter que falámos, mas com diferenças nas velocidades que nos permite alcançar. O modo 1 não nos leva além dos 60 km/h, passando esse limite para 75 km/he 95 km/h, nos modos 2 e 3 respetivamente. Conseguem assim ser mais rápidos em qualquer um dos modos na TC Max, se decidirem competir com uma CPX. E se as velocidades são superiores, a travagem tem de estar à altura. Para isso, a Supor Soco colocou um disco de 240 mm na dianteiro e um disco de iguais dimensões na traseira,que funcionam sempre em conjunto devido ao CBS.


O estilo encaixa na perfeição no café racer clássico, mas com muitos apontamentos tecnológicos. A chave keyless, iluminação full LED com farol dianteiro dinâmico (altera consoante a luminosidade) e um painel com uma mistura analógica e digital,enaltecem o visual próprio da TC Max. As jantes de raios de 17” desta versão também adicionam mais carácter, comparativamente à versão de jantes de alumínio. E por falar nas rodas deste modelo, podemos afirmar que são determinantes para oconforto que esta moto apresenta em qualquer tipo de piso. Com suspensões mais macias e um assento largo e confortável, a TC Max surpreende pela suavidade com que lida com o mau piso e as estradas menos cuidadas de algumas zonas urbanas.Contudo, o baixo peso e desenho estreito da TC Max (101 kg com bateria incluída)permite que a moto tenha muita agilidade e uma resposta rápida a mudanças de direção.
Mas se estão a pensar em sair por caminhos não asfaltados, não o façam. A suavidade e baixo curso destas suspensões vão certamente tornar a vossa aventura mais desconfortável do que prazerosa.


No fim, talvez justifique
As motos elétricas vieram para ficar, e mesmo com soluções a longo prazo de combustíveis não poluentes, vamos continuar a ver um investimento na mobilidade elétrica. A Super Soco assume a responsabilidade de querer liderar o mercado e,para já, apresenta boas solução para deslocações urbanas. Podemos achar que 4.799€ por uma scooter elétrica que apenas alcança os 95 km/h é muito. Ou até, 5.399€ por uma café racer que não nos consegue mover por mais de 100 km seguidos é exagerado,mas a verdade é que os valores destes veículos têm vindo a diminuir e, para além disso, os custos de manutenção e operacionais com uma moto elétrica são muito inferiores a uma moto de combustão. Ambas as propostas da Super Soco são interessantes, seja no segmento das scooter, com a CPX, ou nas motos para recém encartados com a carta A1, com a TC Max. Ainda assim, ambos os modelos podem ser conduzidos também com carta de carro. A conclusão final é: se procura uma moto elétrica equivalente a uma 125cc, estão aqui duas boas propostas em diferentes gamas.


– SUPER SOCO TC MAX
MOTOR elétrico patenteado no braço oscilante
POTÊNCIA 4800W
BINÁRIO 171 N.m
CAIXA automática
QUADRO alumínio
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha hidráulica
SUSPENSÃO TRASEIRA hidráulica
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 240 mm, CBS
TRAVÃO TRASEIRO disco de 180 mm, CBS
PNEU DIANTEIRO MT2.15/16
PNEU TRASEIRO MT2.5/14
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1365mm
ALTURA DO ASSENTO 760 mm
PESO 115 kg
P.V.P. DESDE 4.799€
– SUPER SOCO CPX
MOTOR elétrico central
POTÊNCIA 5000W
BINÁRIO 180 N.m
CAIXA automática
QUADRO alumínio
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha hidráulica invertida
SUSPENSÃO TRASEIRA mono amortecedor central
TRAVÃO DIANTEIRO disco de 240 mm, CBS
TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, CBS
PNEU DIANTEIRO 90/80-17
PNEU TRASEIRO 120/70-17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1365 mm
ALTURA DO ASSENTO 770 mm
PESO 101 kg
P.V.P.DESDE 5.399€