Gilera prepara-se para lançar uma nova moto a partir de modelos antigos Aprilia, com o seu conceito RA 9 com um motor de 987 cc.
No final de março, informámos sobre uma moto de 900cc usando o motor da antiga Shiver e Dorsoduro 900s da Aprilia, mas com o logotipo da Gilera na tampa de motor.
Zongshen-Piaggio planeia o regresso da marca, e a nova Gilera será baseada no conceito RA-9 da Cyclone. Quando o modelo RA 9 surgiu em 2021 na China International Motorcycle Trade Exhibition (CIMTE), revelou um motor bastante idêntico ao antigo motor das Aprilias Shiver e Dorsoduro 900.
Os motores Aprilia que inicialmente poderiam chegar aos 896 cc vão, segundo a Motorrad, com a nova Gilera Cyclone RA 9 ter um motor com 987 cc com 113.5 cv a 9,500 às rpm e 98 Nm a 7,500 às rpm

A Motorrad especula também que a produção do novo modelo RA 9 com o nome Gilera será fabricado na China, com possibilidade vender já na Europa, alargando o mercado.
No entanto, como aponta a Motorrad, a marca Gilera pode ser um fator limitante para a RA 9 e suas possíveis variantes. As bicicletas italianas são geralmente construídas para o desempenho, e apresentam aspectos desportivos desde o visual até à ergonomia, ou, por outro lado, seguem a rota do enduro: não esqueçamos que a TRK502 da Benelli tem sido a moto mais vendida em Itália desde há algum tempo, inclusive em abril. Talvez, por outro lado, seja nas características das motocicletas italianas que nos dá uma indicação do que será a RA 9, sob o nome de Gilera.

Fazer um modelo de enduro certamente seria uma dissociação do conceito mostrado no CIMTE, mas olhando para o sucesso do Benelli sob a alçada da Qianjiang, talvez Zongshen pudesse decidir competir com seus compatriotas no mundo off-road.