As super desportivas são modelos que se aproximam mais a nível de performance das motos usadas pelos fabricantes nas competições como o Campeonato do Mundo de SuperBike ou até de Endurance. Aqui deixamos cinco modelos que representam o topo de gama de performance das super desportivas e que certamente irão dar nas vistas em 2023.
Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP

Os 30 anos da Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP em 2022 não podiam deixar de ser comemorados, e como tal o construtor japonês lançou a nova versão especial 30.º Aniversário, onde foi apresentada na EICMA de 2021.
A nível técnico, o motor de quatro cilindros em linha debita 217 cavalos de potência às 14.500 rpm e atinge o binário máximo de 112 Nm às 12 500 rpm. Foi melhorado, em particular no binário para uma superior aceleração a meio da curva. Foi otimizado o Honda Selectable Torque Control (HSTC), de controlo de tração, no sentido de otimizar a gestão da tração do pneu traseiro. Para tal, houve o contributo de diversos pilotos HRC dos campeonatos de velocidade, com opiniões válidas.
Este modelo é icónico para a marca japonesa, continua a ser uma referência das super desportivas e promete muito mais em 2023.
Ducati Panigale V4 R

Com esta moto, a Ducati confirma uma vez mais a sua vocação: oferecer aos seus entusiastas as mais sofisticadas e refinadas soluções tecnológicas, que aproximam ainda mais a moto superdesportiva de estrada das motos de competição utilizadas no Campeonato do Mundo de SBK.
O coração da Panigale V4 R é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm em sexta velocidade (16.000 nas outras mudanças) e entregar uma potência máxima de 218 cv às 15.500 rpm (homologação Euro 5*), valores de absoluta referência no panorama das motos desportivas da mesma cilindrada. O novo Desmosedici Stradale R, apesar de todas as melhorias, disponibiliza uma performance ligeiramente reduzida em comparação com a versão anterior, devido às limitações geradas pelo sistema de escape para corresponder à estrita homologação Euro 5. O potencial pleno deste motor, no entanto, expressa-se em pista, ao instalar o escape de competição, que permite atingir os 237 cv, mais 3 cv que o seu antecessor.
Kawasaki ZX-10 RR

A nova moto super desportiva de 2023 a ZX-10RR foi revelada pela Kawasaki, com algumas alterações, não surpreendentes em relação aos anos anteriores.
A ZX-10RR, atinge os 217 cv, e tem o seu pico de potência às 14.000 rpm, também tem diferentes tipos de molas de válvulas, eixos de cames e pistões provenientes da Pankl e além disso, tem rodas Marchesini com os pneus Pirelli Diablo Supercorsa. Para a suspensão, as forquilhas de 43mm Balance Free de antes estão de volta à frente – onde há também um disco de travão de 330mm e pinças radiais de quatro pistões da Brembo – e na traseira há um amortecedor BFRC com carga de gás que apresenta ajuste de pré-carga.
BMW M 1000 RR

Com o desenvolvimento futuro da BMW M 1000 RR, M RR para abreviar, a BMW Motorrad está a estabelecer um novo marco no campo das superbikes homologadas para corridas.
A nova M RR tem um motor de 4 cilindros em linha refrigerado a líquido, concebido para corrida, especialmente para o Campeonato do Mundo de Superbike. Como antes, a sua potência máxima é de 156 kW (212 cv) às 14.500 rpm. O quadro da nova M RR também é feito em alumínio complementado por uma forquilha invertida e um suporte de suspensão central com cinemática da Full Floater Pro.
Yamaha R1 GYTR

A Yamaha R1 é uma das motos mais competitivas nas corridas de Superbike.
A nova R1 GYTR, desenvolvida pela equipa de técnicos de competição profissionais da Yamaha, é uma superbike exclusivamente para a pista totalmente preparada que é fornecida com especificações de competição através das GYTR PRO SHOPS.
Equipada com um inteligente pacote com todas as peças necessárias para a pista e todos os componentes de competição que precisa para melhorar a performance, esta máquina de pista está preparada para o levar para o nível seguinte.
Aprilia RSV4 X Trenta

Trata-se de uma edição limitada e numerada a 100 unidades a nível mundial, que celebra a primeira vitória em mundiais da Aprilia.
Desenvolvida exclusivamente pelo Departamento Racing da Aprilia, é a moto disponível ao público mais avançada de sempre.Em relação à performance, os números falam por si: 230 CV, 166 kg e suspensões e eletrónica de competição.
O chassi, em carbono, são fabricados com PAN Compositi, de acordo com os procedimentos utilizados em MotoGP, sendo certo que as soluções aerodinâmicas estão presentes tanto na parte anterior como na posterior, resultando numa carga aerodinâmica superior em 25% e uma diminuição da respetiva resistência em 4%. A eletrónica é controlada por uma centralina Magneti Marelli, com calibração específica.