À medida que as férias se aproximam, feiras como a Intermot e a EICMA exibem as últimas e maiores motos do mercado.
Não é diferente este ano, com novos modelos ADV, motos desportivas/naked, com estilo retro, elétricas e scooters a atrair-nos para o interior das salas de exposição. Quer seja com a sua electrónica, o aspecto nostálgico, ou com os cv sempre a aumentar, os fabricantes continuam a encontrar formas de fazer os motociclistas ficarem motivados a adquirir um destes novos modelos. À medida que 2022 se aproxima do fim, estas são cinco motos que vão dar que falar em 2023.
Honda XL750 Transalp 2023

A Honda pode estar atrasada para a gama dos bicilindricos da classe de média cilindrada, mas a XL750 Transalp será um modelo que vale a pena esperar. Com um motor refrigerado a líquido, SOHC, 755cc, a última ADV da Big Red junta-se ao segmento de média cilindrada ADV. Esta nova unidade bicilíndrica paralela da Honda, com 755 cm³ (partilhada com a também nova CB750 Hornet) debita 67,5 kW de potência máxima e um binário forte em toda a faixa de rotação, com um valor máximo de 75 N·m. As configurações refinadas do sistema Throttle By Wire (TBW) de acelerador eletrónico dão um caráter mais de turismo e conforto ao motor.
A cambota a 270° oferece elevadas sensações e é plena de caráter. Os sistemas eletrónicos de ajuda à condução são cortesia do sistema de acelerador eletrónico (TBW) e incluem 5 modos de condução, 4 dos quais contêm combinações predefinidas de potência do motor, efeito travão-motor, ABS e sistema HSTC de controlo de tração variável, com função anti cavalinho (Wheelie) integrada. O 5º modo “User” permite que o condutor defina a sua própria combinação preferida.S. O ecrã TFT de cinco polegadas coloca todas essas opções na ponta dos dedos do utilizador, fazendo da XL750 um forte concorrente em 2023.
MV Agusta Superveloce 1000 Serie Oro 2023

MV Agusta deu nas vistas na EICMA deste ano com o seu novo modelo de edição limitada a superar muitas expectativas.No coração da Superveloce 1000 Serie Oro são muitas as bases do modelo da Brutale 1000 RR, incluindo o motor, o quadro e a suspensão. Existem também algumas diferenças, mas no geral parece ser elegante, refinada e orientada para um melhor desempenho de condução.
O mais recente membro da família Superveloce, de edição limitada, tem um motor de quatro cilindros de 998cc em linha, produzindo 210.9 cv às 13.000 rpm (ou 215 com o kit de corrida instalado), juntamente com 116,5 Nm binário às 11.000 rpm.
Mal podemos esperar para ver se os coleccionadores recebem o novo modelo,a Serie Oro de braços abertos em 2023.
Honda CL500 2023

A Honda tem uma longa história de fazer motos de menor capacidade, perfeitas para condutores em todo o mundo. Uma combinação de facilidade de utilização, performances úteis, preço acessível e individualidade distinta são caraterísticas de motos que, com o tempo, passam a significar muito para quem as tem.
Este motor de dois cilindros paralelos e 471 cm³ é a popular e vivaz unidade Honda compatível com carta A2 da Honda, que debita 34,3 kW de potência e um saudável binário de 43,4 N·m. As afinações da ECU são exclusivas para este modelo CL e a transmissão final curta oferece acelerações inteligentes em cidade, seja com a moto parada ou a percorrer as mudanças da caixa. Esta caixa de seis velocidades é gerida por uma embraiagem assistida com função deslizante.
Pode uma cruiser transformada em scrambler enfrentar realmente os melhores clássicos dos tempos modernos? Descobriremos em 2023.
Suzuki V-Strom 800 DE 2023

Nascida para aventuras, a V-Strom 800DE é uma moto adventure totalmente nova, concebida para permitir aos condutores viajar sem limites. Com suspensão totalmente ajustável com 220mm de curso, uma roda dianteira de 21 polegadas, 220mm de distância ao solo, e um kit electrónico com características adicionais em torno do desempenho, a V-Strom 800DE é o novo ponto de referência da gama ADV.
No coração da nova V-Strom 800DE está o novo motor bicilíndrico da Suzuki. O motor de 776cc, DOHC produz 84.2cv às 8500 rpm, com 78Nm de binário às 6800 rpm.
Será que toda esta capacidade conquistará os entusiastas da V-Strom 800 DE? Só 2023 o dirá.
BMW M 1000 R 2023

A BMW S 1000 R classifica-se normalmente como uma das mais pragmáticas supernakeds da categoria. Num segmento onde 200 cv e asas se tornaram a referência, a S 1000 R manteve a viabilidade no topo da lista. Com 167.3 cv e uma ergonomia favorável à estrada, o single-R prezava a sua acessibilidade e praticidade. A BMW retira todos estes aspetos em 2023 com a estreia da nova M 1000 R.
Abre caminho para as asas e um motor de 207.9 cv em linha – quatro. Embora isso possa parecer exagerado para a estrada, as rodas de alumínio do modelo e a suspensão manualmente ajsutável adaptam a M 1000 R à vida na circulação rodoviária. Na moda clássica da BMW, no entanto, os clientes podem também equipar as supernaked com rodas de carbono, uma cobertura do banco do passageiro, e um temporizador de volta GPS. Tanto com a S 1000 R como com a M 1000 R a chegar, mal podemos esperar para ver qual dos dois modelos topo de gama impressiona mais em 2023.