As motos Adventure têm se tornado uma referência no mundo das motos, com muitos fãs em todo o mundo. Para além de ser uma moto mais confortável e segura, consegue superar muitos desafios e manter uma performance de alto nível. Em 2022 tivemos grandes novidades e aqui deixamos cinco modelos que podem despertar ainda mais o interesse dos motociclistas em 2023.
Ténéré 700 Rally Edition de 2023

A gama de todo-o-terreno de média cilindrada da marca japonesa foi reforçada para 2023, com atualizações anunciadas na Yamaha Ténéré 700 Rally Edition.
A Ténéré 700 tem sido um grande sucesso para o fabricante de Iwata desde o seu lançamento em 2019. Esse sucesso deve-se à excelente relação de qualidade/preço da moto, à sua capacidade para andar em todo-o-terreno e ao seu motor CP2. Devido a estas boas especificações, as atualizações são mais um caso de evolução e não de revolução.
O icónico motor de 689 cc com 2 cilindros em linha com refrigeração líquida da Yamaha. Com uma cambota de 270° que lhe confere uma sequência de ignição desigual característica, este motor CP2 de “conceito de planos cruzados” é conhecido pelo seu o débito de binário linear forte, bem como pelo seu desempenho com elevada capacidade de resposta e facilmente controlável, o que torna a condução a qualquer velocidade tão agradável e gratificante.
KTM 1290 Super Adventure R 2023

A segunda geração da última KTM 1290 Super Adventure R 2023 chegou. Enquanto a KTM 1290 Super Adventure S irá desafiar os terrenos e estradas menos desafiadoras a nova “R” está preparada para as aventuras todo-o-terreno hardcore que querem e precisam de um kit premium para ultrapassar qualquer paisagem ou terreno.
Um modelo que pode conquistar um trilho de montanha sem esforço com o já conhecido motor LC8 que foi reformulado para reduzir o peso em 1,6 kg com 162.2 cv. O novo modelo tem um depósito de 23 L dividido em três compartimentos e com um sistema dissipação de calor melhorado para afastar as altas temperaturas do condutor. Fornece ainda 138 Nm de binário de forma suave ou mais agressiva. A KTM volta a assegurar que o intervalo de manutenção de 15,000 em 15,000 km é o mais adequado para o novo modelo.
Ducati Desert X

Desenvolvida especialmente para percursos fora de estrada, a nova moto de Borgo Panigale promete momentos de grande diversão em qualquer tipo de piso.
O motor é o já conhecido Ducati Testastretta 11° V2, de 937 centímetros cúbicos, com 110 cv e um binário máximo de 92N.m às 6.500 rpm, agora com menos 1.7 kg que a sua versão anterior. E para controlar toda a potência da Desert X, a Ducati fornece, de série, 6 modos de condução, dois dedicados à condução fora de estrada. Sport, Touring, Urban e Wet,dedicados às vias de asfalto e os modos Off Road e Rally direcionados para os que procuram aventuras fora de estrada.
Suzuki V-Strom 800DE

Nascida para aventuras, a V-Strom 800DE é uma moto adventure totalmente nova, concebida para permitir aos condutores viajar sem limites. Com suspensão totalmente ajustável com 220mm de curso, uma roda dianteira de 21 polegadas, 220mm de distância ao solo, e um kit electrónico com características adicionais em torno do desempenho, a V-Strom 800DE é o novo ponto de referência da gama ADV.
No coração da nova V-Strom 800DE está o novo motor bicilíndrico da Suzuki. O motor de 776cc, DOHC produz 84.2cv às 8500rpm, com 78Nm de binário às 6800rpm.
Concebida para ser uma moto consistente, o motor com quatro válvulas por cilindro produz um binário suave mas potente durante as baixas rpm.
Honda XL750 Transalp

A XL750 Transalp inspira-se na moto original e é ideal para viagens de turismo longas, bem como circular na cidade – e tudo o resto no interior. Este modelo sente-se igualmente à vontade nas passagens alpinas ou nas pistas irregulares. E acrescenta à fórmula um motor de altas performances, um design totalmente novo e o tipo de equipamento de alto nível que os condutores modernos exigem.
O motor reúne grande parte das novas “proezas” tecnológicas da Honda num espaço pequeno e de respostas fortes em toda a gama de rotação – exatamente o que é necessário para viagens a solo ou a dois. Esta nova unidade bicilíndrica paralela da Honda, com 755 cm³ (partilhada com a também nova CB750 Hornet) debita 67,5 kW de potência máxima e um binário forte em toda a faixa de rotação, com um valor máximo de 75 N·m. As configurações refinadas do sistema Throttle By Wire (TBW) de acelerador eletrónico dão um caráter mais de turismo e conforto ao motor.