Desde que a CFMoto retirou as capas da moto conceptual NK-C22 em Setembro, ficou claro que uma versão de produção não poderia estar muito atrasada. Em Outubro, recolhemos as primeiras impressões numa notícia da Motociclismo onde colocamos vários aspetos e especificações do modelo conceptual NK-C22 revelado na EICMA, agora temos à vista as primeiras fotografias e especificações genuínas – e parece o melhor do que o esperado.
Ainda não houve um anúncio oficial da 800NK – pois é assim que o modelo de exposição será chamado – mas a CFMOTO aprovou a versão de produção na China, onde são construídos, e isso significa que um lançamento completo não pode estar longe de acontecer. Pelo que já sabemos, se a 800NK puder ter um preço tão competitivo como os outros modelos da CFMOTO, tem a possibilidade de ser uma alternativa genuína a motos como a nova CB750 Hornet da Honda e a GSX-8S da Suzuki. Também irá proporcionar uma boa cocorrência à KTM 790 Duke, que foi recentemente relançada como um modelo mais barato abaixo da 890 Duke, partilhando o mesmo motor que a nova CFMOTO e fabricado ao seu lado na fábrica da empresa chinesa.

A 800NK parece quase idêntica ao conceito da NK-C22, menos os componentes de fibra de carbono da moto, os detalhes de travão e o braço oscilante de uma só face, bem como o seu sistema de escape SC-Project, mas mantendo a mesma linha geral. Isto inclui o farol distinto, com um LED central DRL, e a carenagem fluida que corre a partir de painéis laterais salientes que combinam perfeitamente com as bordas do farol até ao depósitoe uma unidade de assento.
É uma moto com bom aspecto, e que tem toques bastante invulgares (como o estranho guarda-lamas dianteiro que é espelhado por um elemento de forma semelhante acima do farol) para se diferenciar da concorrência.

Quando comparada com a Honda Hornet – certamente uma rival próxima – é uma máquina com um aspecto muito mais agressivo. Ultrapassa também a Honda, com uma versão de 100.4 cv, com um motor bicilindrico de 799cc da KTM LC8c ou idêntico ao da 800MT da CFMOTO.
Tem um quadro de tubo de aço, com forquilhas invertidas à frente e um braço oscilante em liga fundida atrás, e toda a moto pesa 186kg, de acordo com os documentos de homologação da CFMOTO. Estes números superam tanto a Hornet (91.7 cv, 190kg) como a nova GSX-8S da Suzuki (83.1 cv, 202kg).
