Em Abril de 2022, foi revelado que o fabricante chinês de motos, a CFMoto estava a trabalhar numa versão eléctrica da sua mini-moto. A Papio na forma ICE, é muito semelhante à Honda Grom e à Kawasaki Z125 Pro, no sentido em que é uma mini moto desportiva naked concebida para o divertimento e simplicidade nas manobras do dia-a-dia.
Agora, com a afluência de novos fabricantes de duas rodas eléctricos, especialmente de fabricantes chineses, a CFMoto decidiu apresentar a versão final para produção da Papio eléctrica, com o nome de Papio Nova, na EICMA 2022. Quando comparado com o modelo protótipo que foi divulgado no início de 2022, não mudou muito. Além disso, em comparação com a Papio standard de 125cc, a Papio Nova tem um aspecto muito semelhante, mantendo as suas proporções reduzidas e a sua carenagem desportiva e ágil.


O lançamento da moto naked eléctrica, a Papio Nova é de facto oportuno, uma vez que a CFMoto também tem vindo a aumentar o seu catálogo eléctrico de duas rodas com o lançamento da scooter eléctrica Zeeho, um modelo que parece concorrer com o número crescente de scooters eléctricas espalhadas pela Ásia e Europa. Quanto à Papio Nova, concorre com a nova Tromox Ukko AT, e é uma moto eléctrica equivalente a uma 125cc.
A Papio Nova tem um motor eléctrico montado centralmente com uma potência máxima de 22 kilowatts, o que se traduz em cerca de 30 cv. A velocidade máxima é limitada a 112 km/h, e dos zero aos 56.3 km/h demora apenas 2,3 segundos.


No que diz respeito à autonomia, a Papio Nova tem uma bateria de 4,4 quilowatts que a CFMoto afirma ser boa para uma autonomia de até 150 km com uma única carga. Dado estes valores de performance e autonomia, a Papio Nova está certamente a procurar ser uma das pequenas motos eléctricas com maior capacidade que haverá no mercado. Será certamente uma máquina citadina divertida e prática, se gostar das suas proporções de mini-moto. Agora, a CFMoto ainda não divulgou os preços para a Papio Nova, por isso vamos ter de esperar pelo anúncio oficial da marca.