As ruas de Bolonha e a sua praça central, a Piazza Maggiore, foram coloridas de vermelho Ducati para as celebrações de um inesquecível ano desportivo de 2022, que viu a Ducati Corse conquistar, na mesma época, os títulos de Pilotos, Construtores e Equipas em ambos os principais campeonatos mundiais: MotoGP e WorldSBK. Um triunfo sem precedentes para o fabricante de motos de Borgo Panigale que, deste modo, quis partilhar esta incrível alegria com os Ducatisti e com a região na qual a companhia sempre teve as suas raízes.
Francesco Bagnaia e Álvaro Bautista foram, obviamente, as estrelas da noite. No palco da Piazza Maggiore, Os Campeões do Mundo receberam uma enorme onda de afeto dos entusiásticos Ducatisti de todo o mundo , que não quiseram perder este momento histórico de celebração, apesar da chuva e das baixas temperaturas. A cidade de Bolonha, a região da Emilia-Romagna e toda a Itália comemoraram juntamente com a Ducati os sucessos de uma empresa que diariamente vai buscar força à sua história, bem enraizada em Borgo Panigale, e simultaneamente tem a honra de ser embaixadora do “Made in Italy” por todo o mundo.
O evento de celebração começou por volta das 20h00 CET na quinta-feira 15 de dezembro com um ‘DJ-set’ por Fresco, um DJ e produtor discográfico conhecido pelas suas colaborações com o cantor italiano Jovanotti, intervalado com a irresistível comédia de Giuseppe Giacobazzi, da Romagna, divertindo os fãs de todas as idades que encheram a Piazza Maggiore.

A principal parte do evento começou ao som da guitarra de Federico Poggipollini e da voz off-screen do mais famoso ator de voz italiano, Luca Ward, que, durante o evento, se tornou o protagonista de alguns dos mais emocionantes momentos, recitando um texto no qual se recordaram as etapas fundamentais da história da marca de Bolonha na competição.
A apresentação de “Campioni in Piazza²” foi confiada à jornalista e grande entusiasta do desporto motorizado Barbara Pedrotti, que iniciou uma ronda de entrevistas ao convidar para o palco o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, e os representantes das instituições territoriais, o Presidente da Região da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini, e o Presidente da Câmara de Bolonha, Matteo Lepore. Ambas as personalidades sublinharam a importância de um evento como este para a cidade e o valor acrescido oferecido pela colaboração com a Ducati, tendo em vista a sinergia com todo o Motor Valley da Emilia Romagna.
O evento da Ducati prosseguiu com um discurso do Diretor Geral da Ducati Corse, Luigi Dall’Igna, que passou em revista os momentos decisivos da época. Desde o palco, o público foi também saudado por todos os outros rostos que melhor representam os sucessos do fabricante de Bolonha e cujos entusiastas aprenderam a reconhecer nas imagens desde as boxes dos circuitos: o Diretor Desportivo da Ducati Corse, Paolo Ciabatti, o Diretor Técnico da Ducati Corse, Davide Barana, o Team Manager de MotoGP, Davide Tardozzi, o Diretor da Aruba.it Racing – Ducati, Stefano Cecconi, e o Team Manager de WorldSBK, Serafino Foti.

O ponto mais alto da noite chegou quando a voz do MotoGP na TV italiana, Guido Meda, chamou ao palco os dois nomes mais aguardados: o Campeão do Mundo de Superbike 2022, Álvaro Bautista, e o Campeão do Mundo de MotoGP 2022, Francesco “Pecco” Bagnaia, que foram acolhidos com grande entusiasmo pelo público da Piazza Maggiore. A celebração dos sucessos de Bagnaia e Bautista foi partilhada com outros pilotos Ducati presentes no evento: Axel Bassani, Enea Bastianini, Marco Bezzecchi, Chaz Davies, Fabio Di Giannantonio, Luca Marini, Michele Pirro e Michael Ruben Rinaldi.
Em palco, para celebrar a paixão conjunta pelo desporto e prestar a sua homenagem aos Campeões Ducati, estiveram também representantes da realidade desportiva local e nacional: Lorenzo De Silvestri (jogador de futebol do Bologna Calcio), Pietro Aradori (jogador do Fortitudo Pallacanestro Bologna) e Sabrina Cinili (capitã da equipa de basquetebol feminino do Virtus Bologna), juntamente com o treinador da equipa nacional de ciclismo italiana, Daniele Bennati.
Durante o evento “Campioni in Piazza²”, uma grande surpresa foi também revelada a todos os Ducatisti mais apaixonados. Para prestar homenagem aos títulos mundiais de Bagnaia e Bautista criou, de facto, duas série especiais da Panigale V4 em edições limitadas e numeradas, com esquemas de cores inspirados, respetivamente, pela Desmosedici GP22 e Panigale V4 R dos Campeões Mundiais, e com componentes dedicados.
Estas motos de colecionador caracterizam-se por terem as cores e grafismos de Pecco Bagnaia #63 e Álvaro Bautista #19, e cada moto é tornada única ao ter a assinatura original do piloto no depósito de combustível, protegida com uma camada de verniz transparente. Nos seus números de produção, as duas motos celebram o ano da fundação da Ducati, 1926. De facto, cada série consiste em apenas 260 unidades.
A Panigale V4 Bagnaia 2022 World Champion Replica e a Panigale V4 Bautista 2022 World Champion Replica foram exibidas ao público na Piazza del Nettuno, ao lado das motos Campeãs do Mundo Desmosedici GP22 e Panigale V4 R, bem como de um Lamborghini Huracán STO, especialmente criado para a ocasião com as cores da Ducati Corse.

Durante a conferência de imprensa que antecedeu o evento, o documentário “Nuvola Rossa: Bagnaia & Ducati’s Perfect Comb1nation” foi também apresentado, uma curta-metragem que ilustra os momentos mais significativos e emocionantes das últimas três corridas do campeonato de MotoGP. Este documentário de 20 minutos será publicado no canal oficial da Ducati no YouTube e em Ducati.com a 16 de dezembro às 12.00.
A conferência de imprensa foi também a oportunidade oficial de anunciar as datas da apresentação das duas equipas oficiais Ducati em MotoGP e WorldSBK para a temporada de 2023. “Campioni in Pista” (Campeões na Pista de Ski) terá lugar de 22 a 24 de janeiro na excecional localização que é Madonna di Campiglio; durante este evento, organizado em colaboração com a Trentino Marketing e a Região de Turismo de Madonna di Campiglio, a Ducati irá apresentar as equipas Ducati Lenovo Team e Aruba.it Racing – Ducati em conjunto pela primeira vez.