Quando estamos a andar de moto, quantas vezes já desejamos que o assento pudesse facilmente ser convertido em uma unidade individual ou em duas para levar um passageiro? Se anda sempre sozinho e nunca leva passageiros, provavelmente não irá fazer diferença, mas vamos supor que muitas pessoas já estiveram nesta posição mais do que uma vez.
Ao longo dos anos, diferentes fabricantes de equipamentos e de acessórios criaram uma variedade de soluções para este problema. Na sua maioria, estas podem ser divididas em três categorias diferentes, o assento único, uma carenagem que combina com a da moto para cobrir a zona do passageiro, ou um assento em dois para duas pessoas.

E se, em vez destas três categorias, houvesse uma opção de um assento com comprimento ajustável? Este sistema é uma ideia que a BMW Motorrad tem vindo a desenvolver desde o início de 2020, como revelado num pedido de patente apresentado na Alemanha em Outubro de 2021 e publicado a 20 de Abril de 2023.
Tal como a BMW descreve, este dispositivo consiste em duas partes independentes do assento, com uma parte frontal que estaria sempre apoiada, na qual o condutor se sentaria, e uma segunda parte do assento que ao ser accionado irá colocar-se depois da primeira parte do assento, tornando um assento de peça única em duas.


Como descreve a patente da BMW, o sistema pode ser accionado e ajustado manualmente, ou automaticamente.