A R18 Magnifica foi revelada no dia 8 de junho no Mónaco. Uma reinterpretação extrema do “maxi cruiser” alemão onde o luxo, o artesanato e a nobreza dos materiais utilizados se encontram nesta única e fascinante moto. O desenvolvimento deste projeto liderado pela Officine Riunite Milanesi foi confiado à genialidade e arte de Andrea Radaelli da Radikal Chopper. Um projeto de uma união feliz que deu origem à Radikal Design.
Feito á mão, utilizando materiais nobres como o latão, alumínio e madeira, com um design muito característico, este é o diferenciador da BMW R18 Magnifica. A ideia de construir uma moto personalizada baseada na BMW R18 deve-se a Raffaello Polchi, proprietário da Officine Riunite Milanesi e um entusiasta de motos ao longo da sua vida. Mas o projeto e a mão, são de Andrea Radaelli, um nome conhecido na área e já vencedora do prémio MBE 2020 com o seu Ad Maiora. A abordagem seguida na fabricação de motos Radikal Chopper é realmente radical, e o design da R 18 Magnifica não é diferente.
A inspiração no design da BMW R 18 Magnifica baseia-se nas motos vintage das décadas de 1920, 30 e 40, em particular na BMW R 37. Os objetos “têm um charme incrível que ainda hoje muitas motos modernas não conseguem replicar”. O uso de um material em particular como a madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que a utilizou para determinados pormenores, tais como as pegas do guiador, uma ideia que relembra os antigos BMW com volante em madeira. A utilização deste material também responde ao desejo de colocar algo “vivo” na moto. Além disso, a madeira encaixa-se de forma coerente com o design da R 18 Magnifica, dando a este modelo um efeito chique, retro e moderno ao mesmo tempo.

Sem CAD ou render como ponto de partida, mas no máximo um esboço da moto, o resto dependeu da imaginação criativa de Andrea Radaelli. A R 18 foi inicialmente considerada sem todos os elementos necessários para a produção em série e, em seguida, repensou respeitando as proporções entre a frente e a traseira da moto, para alcançar uma lógica visual harmoniosa. Nada na R 18 Magnifica é comprado, tudo ou quase tudo foi pensado e construído à mão. A exceção são as jantes, fabricadas com máquinas numericamente controladas mas sempre com o design da Radikal Chopper. Até os inovadores discos de travão e callipers foram especialmente criados. Traseira e assento estão em suspensão o que dá uma ideia de flutuar no ar. A extremidade traseira é de mogno com uma secção central de aço inoxidável polido, dando à moto uma aparência de jóia.

A sua suspensão tem a mesma inclinação que as de origem, mas um olhar que lembra aquelas motos vintage, no entanto, são completamente modernas, construídas a partir de peças de billet. O sistema elétrico não foi modificado, tudo é totalmente funcional. As dimensões, aros e pneus mantiveram-se fiéis ás originais. Por baixo da estética retro encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, com cerca de 100kg.
Para mais informações pode consultar o site de imprensa BMW.