A velha “Aunt Ju” Junkers Ju 52, o lendário avião comercial e de transporte de três motores dos anos 30, ainda é familiar a muitas pessoas. A Ju 52 com o registo de aviões D-AQUI no esquema de cor cinzento-preto da Lufthansa a partir de 1936 tornou-se particularmente conhecido em todo o mundo. Durante a sua estadia nos EUA de 1970 a 1984 sob o registo de aviões americanos N52JU, foi baptizada “IRON ANNIE”, para abreviar, pelo seu então proprietário Martin Caidin.
Foi precisamente este avião que inspirou um cliente do parceiro BMW VTR Motorrad AG & VTR Customs em Schmerikon, Suíça, a criar uma versão personalizada muito especial da BMW R 18, a R 18 “IRON ANNIE”. Anos antes, o arquiteto já tinha mandado construir uma R 9T, com o estilo aeronáutico da construção de aviões, e agora, foi a R 18.


Por exemplo, o velocímetro integrado no depósito, relembra os instrumentos antigos dos cockpit, ou painéis de acesso com fechos de aperto rápido, como se encontra em muitas aeronaves. O esquema de cores, é obviamente inspirado na “IRON ANNIE” em cinzento e preto.
Uma BMW R 18 First Edition serviu de base para o projeto de personalização. Primeiro, o motor foi removido e pintado de preto, todas as peças cromadas foram pintadas de preto e as forquilhas também receberam uma pintura preta.
A linha da moto na dianteira foi feita de maneira mais estreita e recuada, para enfatizar a forma aerodinâmica. A forquilha 7 cm mais curta e um amortecedor Wilbers regulável em altura realçam a postura da moto.


Com uma renovação técnica adicional, foram instaladas bombas HC3 com um estilo racing da Magura no lugar dos acessórios de travão e da embraiagem da R 18 de série. O velocímetro personalizado também recebeu um ponteiro feito pelo relojoeiro Zeitzone Zurich.
A R 18 IRON ANNIE receberá a aprovação para ser conduzida em estrada e continuará a ser um modelo único.










