Um pedido de patente da BMW revelou o que a marca chama de “ um veículo basculante com um sistema de arrefecimento com um dispositivo móvel de arrefecimento”. As ilustrações revelam claramente um sistema de arrefecimento na dianteira do radiador. Tal como nos automóveis, onde se utiliza um sistema semelhante, a ideia é permitir um arrefecimento suficiente para satisfazer um motor de alta performance a trabalhar com carga máxima, mas também para proporcionar uma melhor aerodinâmica quando o motor não está a ser utilizado na sua melhor performance.
A patente explica o problema, revelando que na pesquisa da eficiência do arrefecimento, os radiadores das motos são montados onde estão expostos ao maior fluxo de ar possível, criando inevitavelmente um obstáculo aerodinâmico substancial. A questão é agravada pelo facto de o sistema de arrefecimento ter de ser concebido para fazer face a condições meteorológicas extremas ou de desempenho.

Enquanto a capacidade de arrefecimento em excesso do radiador de uma moto convencional é resolvida através da utilização de um termostato para regular o fluxo de ar para o radiador, não reduz o fluxo de ar aerodinâmico e resulta em uma ineficiência causada pela presença do próprio radiador. É aqui que entra o conceito usado nos carros da BMW, a patente da empresa sugere a implementação de um sistema de guias de ar em frente do radiador, onde abre e fecha as guias, dependendo dos requisitos de arrefecimento.
Dependendo do ângulo da posição do radiador e das guias e pode ter a certeza que a versão final será muito mais eficaz do que as ilustrações reveladas da BMW. Os benefícios aerodinâmicos prometem ser substanciais, com as guias fechadas, parcialmente ou totalmente, o ar é redirecionado à volta do radiador e não através dele.
Esperamos mais novidades da marca alemã sobre o novo sistema de arrefecimento em breve.