Embora um sistema de descanso central assistido eletronicamente, não seja uma prioridade, quando se quer comprar uma nova moto, há sempre margem para as marcas inovarem e adicionarem tecnologia nos novos modelos de duas rodas.
Com os novos modelos a oferecerem uma diversidade de opções de extras em acessórios e especificações, a BMW apresenta uma nova patente onde revela um novo sistema de descanso central eletrónico, que teve origem no modelo K1200 LT em 2004.

O sistema antigo, exigia uma combinação de um sistema eletrónico e hidráulico que não era muito prático, pois aumentava o peso da moto e em termos de fiabilidade não era o melhor. O novo sistema já não é tão lento e não precisa de botões para funcionar, o novo mecanismo será manual, mas não será necessário qualquer tipo de esforço por parte do utilizador.
Apesar de muitos argumentos sobre o uso correto do descanso central ser uma questão de técnica e não de força bruta, parte deste argumento é verdadeira, hoje em dia vivemos num período de tempo onde a tecnologia é cada vez mais usada para facilitar e simplificar todas as nossas ações, garantindo maior segurança. Por exemplo, o ajuste eletrónico da suspensão, acelerador eletrónico e até, a direção assistida são exemplos do desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, feitos para beneficiar a segurança e o conforto dos utilizadores.

O novo pedido de patente da BMW descreve o problema dos descansos centrais de hoje em dia, dizendo – “ no caso das motos que são particularmente volumosas… levantar a moto pode exigir uma quantidade grande de força muscular por parte do utilizador”.
O que vem de novo no sistema eletrónico do descanso central é a velocidade e a usabilidade, essencialmente. Em vez de carregar num botão e esperar que o motor elétrico acione uma bomba hidráulica, como acontecia no sistema antigo, agora, o novo suporte é totalmente convencional. Há uma cavilha que se destaca de um lado da moto, e que se empurra com o pé, para baixo. Assim que o suporte toca no chão o sistema eletrónico entra em ação.
Um sensor no suporte regista quando este atinge o chão e começa a colocar mais pressão na alavanca, adicionando assistência electrónica para ajudar a levantar a traseira da moto e a colocar na posição correta com o descanso central. O novo sistema também permite efetuar este processo de forma totalmente manual sem assistência eletrónica.

Com a nova geração dos modelos mais volumosos da BMW a prepararem-se para ser lançados em breve, como por exemplo, a nova R 1300 GS, o novo sistema eletrónico do descanso central poderá estar incluído no novo modelo. Apesar de existir a patente não significa que este chegue realmente a produção, contudo é mais uma prova do desenvolvimento tecnológico no mundo das duas rodas.