A 16 de Fevereiro de 2023, o instituto alemão de patentes publicou um pedido de patente da BMW apresentado em Agosto de 2021, que parece descrever especificamente o desenvolvimento de um sistema de regulação variável de válvulas do tipo Shift Cam para motores monocilíndricos. Esta atualização irá reduzir o peso, consumo de combustível e as emissões, ao mesmo tempo que melhoraria o desenvolvimento de potência e binário.
Este sistema poderia utilizar duas ou mais configurações de accionamento para o comando de válvulas, que poderiam ser programados pela BMW ( ou possivelmente pelo condutor, se a BMW decidir permitir esta configuração) dependendo das características que se pretende, como acontece no mapeamento do motor nos modos de condução opcionais.

Até agora, não houve qualquer tipo de informação oficial por parte do fabricante alemão, mas a possibilidade deste novo sistema integrar os novos motores monocilíndricos da BMW, é bastante alta.
Ao apresentar esta patente, a BWM indica quais são as suas intenções, porém, apesar de existir a patente, não significa que se torne realidade. Iremos esperar por mais novidades do fabricante alemão, que teve um ano de sucesso em 2022, com um recorde histórico de vendas no mercado global.

