A Aprilia planeia incorporar as suas inovações de MotoGP nos modelos RSV4 e Tuono V4 1100 de 2024, como sugerem as imagens dos protótipos que surgiram recentemente. Os novos modelos poderão sofrer alterações significativas na aerodinâmica frontal
Os potenciais modelos de 2024 da Aprilia RSV4 1100 e da Tuono V4 1100 foram apanhados recentemente. As imagens dos protótipos mostram uma nova aerodinâmica frontal. Estes são obviamente inspirados no modelo de MotoGP, o que é evidente pela enorme winglet dianteira. Enquanto a configuração da RSV4 é exactamente a mesma que a RS-GP, a Tuono mostra uma versão mais curta e um novo pára-brisas. Nas imagens, parece que os winglets não são feitos de carbono, como os modelos do MotoGP. Um plástico leve também faria sentido aqui por razões de custo.
Para além das winglets e das carenagens laterais, não parecem ter sido feitas outras alterações significativas. Ambas as motos mantêm a mesma estrutura, o mesmo escape e até a caixa do motor parece idêntica. Isto sugere que não haverá actualizações de potência, pelo que a RSV4 2024 e a Tuono V4 manterão os seus motores V4 de 1.099 cc com 214 cv (162 KW) e 172 cv (130 KW), respectivamente.


No entanto, é impossível dizer com certeza se fizeram alterações no motor, apesar de não parecer realmente que não houve quaisquer alterações ao motor ou ao sistema de escape. A Tuono, em particular, beneficiaria provavelmente de um certo aumento de potência para fazer justiça ao visual agressivo do MotoGP e para ter mais hipóteses contra os seus principais concorrentes, a Ducati Streetfighter V4 e a BMW M 1000 R.
Uma vez que estas são as primeiras imagens, ainda é muito cedo para fazer quaisquer declarações concretas. Caso se trate apenas de um “facelift” com novas carenagens, a apresentação poderá ocorrer já no fim-de-semana de MotoGP em Misano. No ano passado, a RSV4 XTrenta foi apresentada nessa altura. Caso contrário, o EICMA de 2023 seria uma boa oportunidade.