A partir da próxima época, o MotoGP deixa de permitir o uso de dispositivos de ajuste da altura da moto na parte frontal alegando preocupações de segurança. A Ducati, que foi pioneira na sua introdução, não ficou nada agradada, mas os demais fabricantes do pelotão consideram que foi uma solução acertada – com os respetivos diretores técnicos a sustentarem até que não são aparatos suficientemente relevantes para as motas de estrada.
Da parte da Aprilia, Romano Albesiano salientou que este tipo de soluções está distante do mercado de motas de produção e, por isso, a ideia é evitá-los: ‘O nosso pensamento geral sobre estes dispositivos é possivelmente banir todos eles, assim que possível. É só uma complicação; é algo que nunca chegará às motos de produção. É algo relacionado às regras que impede o fabrico de dispositivos de ajuste de altura adequados. Nós introduzimos o dispositivo de holeshot na dianteira, só para o arranque, mas a nossa filosofia é evitar este tipo de desenvolvimento que acreditamos não serem úteis para as motos de produção’.