A Royal Enfield apresentou a primeira Crossover de aventura da marca – a Scram 411. A nova moto da marca indiana é uma scrambler urbana com o coração de uma moto de aventura.
TEXTO: JOÃOFRAGOSO / FOTOS: ROYAL ENFIELD
Construída com base na plataforma do motor LS-410 da Royal Enfield, e na ciclística desenvolvida pela Harris Performance, a Scram 411 combina uma agilidade cheia de energia para o meio urbano com competência para as estradas mais exigentes.
A já conhecida Himalayan serviu como forte inspiração à Scram 411, que é como uma nova subespécie, possui as capacidades autênticas de uma scrambler e um forte ADN aventureiro de base.A Scram 411 possui um motor monocilíndrico, bem conhecido da Royal Enfield, de 411 cc, com injeção de combustível, SOHC e arrefecido a ar/óleo. O motor tem uma potência máxima de 24,3 cv às 6.500 rpm e um binário máximo de 32 Nm às 4000-4500 rpm.
A suspensão telescópica dianteira, com bainhas de 41 mm e um curso de 190 mm, juntamente com o mono amortecedor traseiro com curso de 180 mm, pretendem oferecer uma condução estável e de confiança,em condições variáveis e mais extremas. O disco dianteiro e traseiro, combinados com um ABS de dois canais,asseguram o conjunto de travagem.A alteração na geometria de condução é conseguida através da polivalente jante dianteira de 19 polegadas,juntamente com a traseira de 17 polegadas, que são os elementos-chave que garantem a agilidade na condução da moto. Os pneus deverão oferecer uma aderência fiável no pavimento de asfalto e na gravilha, ao mesmo tempo que permitem uma boa combinação entre aderência em estrada e facilidade de condução em off-road.

O assento da nova Scram 411 foi redesenhado, para maior conforto durante viagens longas. O novo assento único, que reflete o estilo urbano da moto, pretende oferecer grande conforto para o condutor e passageiro A altura acessível do assento facilita as manobras e não prejudica os motociclistas mais baixos. A posição de condução foi desenhada para ser agradável e facilitar o controlo, seja sentado ou de pé, segundo afirma a Royal Enfield.
A nova moto possui um painel de instrumentos digital e analógico, que permite um acesso fácil à informação essencial no ecrã. O painel de instrumentos possui igualmente conta-rotações, contador de quilometragem parcial, relógio, indicador de nível de combustível com avisador de reserva e alerta de manutenção. O sistema de navegação Royal Enfield Tripper é disponibilizado de série em todas as variantes da Scram 411.As variantes de entrada de gama da Scram 411 vêm nas cores Graphite Yellow, Graphite Red e Graphite Blue(PVP: 5.249 €) − todas com depósitos em cor ‘Gun Grey’, complementados com coloridos emblemas distintivos e faixas nas jantes a condizer. A variante topo de gama surge em duas gamas de cores − White Flame e Silver Spirit–(PVP: 5.449 €) com depósitos em duas cores, com desenhos exclusivos e originais.
A Scram 411 foi apresentada ao público global, através do lançamento digital na Índia, com a apresentação geral à imprensa europeia definida para o final de abril e o início das vendas e dos test-rides previstos para o início de maio