A família Ducati Panigale é a expressão máxima da contínua troca de informação e tecnologia do mundo da competição para as motos de produção. A sua evolução contínua ano após ano, tal como acontece com os protótipos da Ducati Corse, e esta é mais uma daquelas desportivas de sonho!

TEXTO: JOÃO FRAGOSO / FOTOS: ducati
A “SP2” é o modelo com o qual a Ducati eleva ao máximo o carácter desportivo da Panigale
V4, na versão 2022 que sofreu o mais significativo passo evolutivo desde que foi criada, melhorando em todas as áreas: aerodinâmica, ergonomia, motor, ciclística e eletrónica.
A Panigale V4 SP2 destaca-se pelo seu equipamento com as habituais especificações técnicas da abreviação “SP” (Sport Production), que são combinadas com todas as melhorias realizadas pelos engenheiros na Panigale V4 2022, para criar a Panigale com a mais elevada performance de sempre.
A versão SP2 conta com um sistema de travagem ainda mais potente, leves jantes em
carbono, transmissão final e embraiagem herdada das motos de WorldSBK, pousa-pés desportivos e uma série de componentes em carbono. A moto é também entregue com um kit para utilização em pista, que inclui tampas em alumínio para a remoção dos espelhos
retrovisores, um kit para remoção da placa de matrícula e tampa de embraiagem aberta em carbono.

O coração da Panigale V4 SP2 é o motor Desmosedici Stradale de 1103 cc, com origem no
MotoGP, com novos mapas dedicados, permitindo a este motor entregar 215,5 cv às
13.000rpm, cumprindo com as normas EURO5. Para capitalizar o potencial máximo deste motor, foram desenvolvidas curvas de binário mudança a mudança, bem como quatro diferentes Power Modes (Full, High, Medium, Low). É ainda possível aumentar a potência da Panigale V4 SP2 com a instalação do escape ‘full racing’ da Akrapovic. Mais do que os 12,5 cv, que elevam esta Ducati para uns incríveis 228 cv, a SP2 fica mais leve 5 kg, passando a pesar a seco apenas 168 kg.

A ciclística da Panigale V4 SP2 inclui o quadro em alumínio Front Frame que faz uso do Desmosedici Stradale como elemento portante. O monobraço em alumínio e a estrutura que suporta o assento em alumínio estão diretamente ligados ao motor. O sistema de suspensões conta, à frente, com uma forquilha pressurizada Öhlins NPX25 / 30 controlada eletronicamente com 125 m de curso, que usa um sistema de amortecimento de cartucho pressurizado que deriva das forquilhas de competição. Esta forquilha, em combinação com o amortecedor Öhlins TTX36 e o amortecedor de direção eletrónico, também Öhlins, forma a segunda geração do sistema Smart EC 2.0.
Para aumentar ainda mais as prestações em pista e as qualidades dinâmicas da Panigale V4, a versão SP2 está equipada com jantes em carbono de 5 braços divididos. Esta nova Ducati está também equipada com as pinças de travão dianteiro Brembo Stylema R, em conjunto com uma bomba radial Brembo MCS.

A nova Panigale V4 SP2 está disponível em configuração monolugar e esquema de cores
“Winter Test” a partir de março de 2022. O P.V.P em Portugal, sem documentação, começa nos 39.295 €.