Alterações na regulamentação técnica e desportiva na sequência de uma reunião da Comissão das Superbikes, tais como um novo conceito de super-concessões para um equilíbrio de desempenho e um futuro mais sustentável.
Foi adotado um sistema de pontos de concessão que atribui pontos de concessão a um maior número de finalistas(5), a fim de atingir um melhor equilíbrio do desempenho relativo da moto. Os pontos de concessão serão totalizados a cada três eventos e depois os fabricantes qualificados passarão para uma “Performance Calculator”(detalhes completos no regulamento). Os resultados podem permitir aos fabricantes atualizar as peças de concessão existentes ou às Super Concessões.
As Super Concessões para 2022 são baseadas em quadros. Ao permitir uma maior gama de ajuste, os fabricantes serão capazes de otimizar as suas máquinas para que o nível de concorrência se torne mais alto, como é conhecido o Campeonato do Mudo de SuperBikes. Desde a primeira reunião da Comissão das SBK na quinta-feira 6 de Outubro, este conceito de Super concessões tem sido utilizado, principalmente, para testar o conceito para o final da temporada de 2022 e para preparar a temporada de 2023.

A Comissão SBK concordou em introduzir combustível sustentável para todas as classes WorldSBK a partir da época de 2024, com um teor mínimo de 40% de combustível sustentável. Este combustível E40 deverá estar em conformidade com a especificação adotada para o MotoGP.
Devido à situação económica global e à inflação registada, a FIM quis considerar a evolução dos custos das máquinas de produção para 2023. Foi aprovada uma proposta geral para uma percentagem máxima de aumento do preço máximo de venda dos modelos de produção homologados. Os montantes exactos e as percentagens serão publicados numa fase posterior.
Em harmonia com os outros campeonatos mundiais da FIM, foi aprovado que “quando o pódio está localizado no pit lane ou acima, o pitlane não pode ser aberto durante a cerimónia do pódio”. Isto é para evitar qualquer questão de segurança no pitlane.
Ao apresentar um candidato wildcard à Comissão SBK, as Federações Nacionais devem assegurar e validar que a qualidade do piloto, o seu staff, o seu equipamento e a apresentação da sua equipa são compatíveis com o nível do Campeonato Mundial de Superbike da FIM.
Uma versão regularmente atualizada do Regulamento da FIM SBK, que contém o texto detalhado das alterações ao regulamento, pode ser vista em breve no website da FIM.