A Akrapovic está a comemorar um aniversário especial este ano, 2022 marca 20 anos desde a entrada da empresa eslovena no escalão mais alto das corridas de duas rodas e a sua primeira incursão no MotoGP
A Akrapovič já tinha uma posição firme nas corridas de motociclismo a quatro tempos através do seu envolvimento no campeonato alemão de Pro Superbike e WorldSBK, que viram este último a colocar em campo todas as motos de fábrica japonesa e uma equipa de trabalho italiana com sistemas de escape Akrapovič em 1999.
Este know-how técnico permitiu uma passagem lógica para o MotoGP quando os regulamentos FIM permitiram a entrada de motores a quatro tempos no campeonato, o que abriu a porta para a Akrapovič entrar na categoria rainha. Em 2002 a Akrapovič forneceu inicialmente sistemas de escape à equipa de fábrica da Aprilia e depois à Kawasaki no final da época, antes de cooperar com a Suzuki, Yamaha, KTM, Ducati, e outras nos anos seguintes, levando ao presente, quando 75% da actual grelha regular, incluindo quatro equipas de fábrica – Ducati Lenovo Team, Monster Energy Yamaha MotoGP, Red Bull KTM Factory Racing, e Team Suzuki Ecstar – utilizam sistemas de escape Akrapovič nos seus protótipos.
O envolvimento da Akrapovič no MotoGP é muito mais do que um patrocínio: é uma parceria de desenvolvimento com cada equipa. É uma cooperação que vê todos os anos todos os sistemas de escape desenvolvidos e preparados com uma série de grandes atualizações ao longo da época e com a capacidade de ir até ás 30 atualizações à medida que a época avança. Cada escape é concebido em cooperação com equipas de corrida de fábrica por engenheiros experientes liderados por Slavko Alojz Trstenjak, o chefe de I&D de Corridas em Akrapovič.

Com mais de duas décadas de experiência com várias unidades de potência de MotoGP, desde os três cilindros Aprilia, Kawasaki em linha 4, KTM V4, e Honda V5, até aos motores, equipas e fábricas atuais vêm a Akrapovič pela sua perícia para os ajudar a desenvolver as suas motos com novas soluções de sistemas de escape. Estas parcerias têm tido sucesso, incluindo campeonatos mundiais para Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing / Movistar Yamaha MotoGP) em 2012 e 2015, Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) em 2020, e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) em 2021. Os títulos em 2012 e 2021 também viram a empresa eslovena fazer sucesso ao nível dos Grandes Prémios, com motos equipadas com Akrapovič a ganharem os títulos de MotoGP, Moto2, e Moto3.
Para comemorar este evento significativo na história da Akrapovič, a organizadora do MotoGP, a Dorna Sports preparou um vídeo especial sobre as duas décadas de Akrapovič na categoria rainha.