A colaboração entre a AIROH, o fabricante italiano de capacetes de motos, e a Autoliv (ALV), líder mundial em sistemas de segurança automóvel, resultou no primeiro capacete de moto conceptual do mundo com um airbag integrado concebido para melhorar a protecção da cabeça. O protótipo será apresentado como uma estreia absoluta na indústria das motas na EICMA 2022, a feira internacional de motociclos e acessórios.
A menos de uma semana da abertura da próxima edição do EICMA, e com a presença da Motociclismo em Milão, foi anunciada uma colaboração que irá escrever um novo e extraordinário capítulo sobre a segurança dos motociclistas.
Há mais de dois anos, o departamento de investigação e desenvolvimento da AIROH, um dos principais fabricantes de capacetes de motociclismo, e da Autoliv, líder mundial em sistemas de segurança automóvel, trabalham em conjunto para estudar um capacete de motociclismo com um airbag integrado, capaz de aumentar a protecção do motociclista.
Estudos demonstram a possibilidade de melhorar significativamente a protecção do motociclista, sem que a aplicação do airbag comprometa criticamente o estilo, o peso ou o conforto do capacete.
O projecto é inspirado pela intuição de uma brilhante jovem doutora em engenharia, Roberta Descrovi. Os seus estudos na Escola de Engenharia e Matemática da Universidade Sheffield Hallam centraram-se no desenvolvimento de um capacete de motociclista equipado com um sistema capaz de insuflar no caso de um acidente que pudesse proporcionar ao condutor uma protecção muito superior à dos capacetes de motociclista tradicionais.

“Desde o nascimento da nossa empresa, há vinte e cinco anos atrás, sempre tivemos a segurança daqueles que usam os nossos capacetes no centro das nossas atenções, este “pensamento fixo” foi repetido no desenvolvimento de um capacete com airbag integrado – diz Antonio Locatelli, CEO e fundador da AIROH – os estudos e investigação de Roberta são absolutamente inovadores e o encontro com Autoliv convenceu-nos da viabilidade de um conceito ambicioso capaz de revolucionar a segurança de milhões de pessoas em motociclos”.
A colaboração com a AIROH como parte de um projecto tão importante demonstra como as tecnologias e a investigação da Autoliv, líder mundial em sistemas de segurança na indústria automóvel, podem também representar um recurso para o sector das motos.
“Para reduzir substancialmente o número de feridos e mortes de motociclistas, precisamos de adoptar uma abordagem holística na qual investigamos várias contramedidas combinadas. O uso de capacete continua a ser a protecção mais importante para um motociclista. O nosso conhecimento de dados aprofundados sobre acidentes, conhecimentos biomecânicos e ferramentas de avaliação de lesões, em combinação com a perícia da AIROH, é uma excelente oportunidade para melhorar a protecção da cabeça dos ciclistas e salvar mais vidas”, diz Mikael Bratt, presidente e CEO da Autoliv.
Ambas as empresas estarão presentes na EICMA 2022, a feira internacional dedicada às motas e acessórios, e o capacete e a funcionalidade do airbag instalado no protótipo estarão expostos nos seus respectivos stands para a estreia mundial.