A Ducati Desert X, Aprilia Tuareg 660 e a Yamaha Ténéré 700 beneficiam todas de um novo sistema Zard.
Independentemente da moto que se conduz, as primeiras alterações feitas pós-venda são os sistemas de escape. De facto, o som que as nossas motos fazem é um dos muitos factores que tornam a condução de motos tão agradável, e o estilo e os ganhos de performance de um escape pós-venda podem ser considerados um bónus.

Todos sabemos que nem todos os sistemas de escape são iguais. Na maior parte das vezes, é um caso de “recebe-se aquilo por que se paga”. Dito isto, a Zard, um popular especialista italiano em sistemas de escape, sempre foi um fabricante com um estilo radical que soa muito bem. Naturalmente, estes sistemas não são baratos. O mais recente modelo a sair das instalações de produção da Zard foi especificamente concebido para a atual linha de máquinas de aventura-enduro, com o nome de Sabbia ADV.
Mais especificamente, a Ducati Desert X, Aprilia Tuareg 660 e a Yamaha Ténéré 700 recebem o sistema de escape da Zard, o Sabbia. Estas motos de aventura recebem um sistema de escape mais potente. De uma perspectiva estilística, poderia dizer-se que o Sabbia é retro-moderno. Por um lado, o seu design aerodinâmico adapta-se perfeitamente ao aspecto robusto das três motos ADV. Por outro lado, também é claramente estilizado como os sistemas de escape de corrida encontrados no Rally Dakar.

O sistema de escape Zard Sabbia está equipado com uma proteção térmica adicional feita de fibra de carbono. O material em si é soldado manualmente usando aço inoxidável, e adornado com elementos gráficos vermelhos subtis feitos através de um processo especializado de serigrafia resistente ao calor. O sistema de escape é também aprovado pelo Euro 5, e poderá usufruir deste sistema pela via pública.

Para mais informações pode consultar o site oficial da Zard.