As motos eléctricas estão cada vez mais presentes no mercado e vieram para ficar. Esta é uma realidade que parece difícil de aceitar, mas é uma realidade que a indústria global de motos está a receber de braços abertos. Como já sabemos, muitos países têm objetivos de eliminar completamente os motores a combustível em pouco mais de uma década, pelo que os fabricantes são incentivados, mais do que nunca, a produzir veículos eléctricos.
Há uma série de perspectivas interessantes no mercado de motos eléctricas, especialmente para pessoas que preferem máquinas orientadas para o desempenho em vez de scooters orientadas para viagens curtas em cidade. Embora motos eléctricas potentes com desempenho equivalente a um modelo de 650cc ou 700cc sejam poucas no meio, tem havido uma grande diversidade de novas motos desportivas e naked equivalentes a modelos de 125cc lançados no mercado. Isto significa naturalmente que estão a ser desenvolvidas motos eléctricas mais potentes e é apenas uma questão de tempo até vermos que as motos eléctricas também se tornam muito mais rápidas e mais acessíveis.

Na gama das motos elétricas, equivalentes a uma 125cc, o fabricante chinês Yadea revelou recentemente a sua última moto naked, a Keeness VFD. Apesar de estar no mercado das motos eléctricas desde 2001, só agora é que a Yadea se afastou das scooters e nos presenteou com algo mais desportivo. De um ponto de vista estilístico, a Keeness não é exatamente especial, num sentido em que é praticamente como todas as outras motos naked modernas no mercado, com as suas linhas retas e a carenagem mais angular.
Do ponto de vista do desempenho, a Yadea Keeness tem um motor eléctrico capaz de produzir uma potência de 10 kW, ou aproximadamente 13.5 cv. Os números de binário estão nos 280 Nm. Em relação à sua autonomia, estamos a falar de 140 km com uma única carga, devido a dois conjuntos de baterias de iões de lítio removível. Combinados, os conjuntos de baterias pesam 14 kg e têm uma capacidade total de 4,6 kWh. Tal como a maioria das motos naked, a Keeness tem rodas de 17 polegadas em ambas as extremidades, e recebe um visor LCD de cinco polegadas para manter o condutor informado.
Espera-se que a Yadea apresente a Keeness no mercado no início de 2023, no entanto, o preço ainda não foi revelado.