A EICMA 2022 marcou um momento de viragem para a Suzuki. Antes da feira anual, os OEM (Original Equipment Manufacturer) baseados em Hamamatsu não tinham lançado um novo motor há anos. Mas não foi esse o caso com a GSX-8S ou a V-Strom 800DE de 2023.
Os novos modelos da Suzuki mostraram o novo motor de 776cc. Como muitos motores de média cilindrada, o bicilíndrico arrefecido por líquido apresenta uma configuração DOHC. O diâmetro de 84mm, 70mm de curso, e a relação de compressão 12.8:1 também posicionam o bicilíndrico em linha no caminho do desempenho e da praticidade.

Embora o novo motor de 776cc seja um novo desenvolvimento para a Suzuki, oferece muitas características que se tornaram indispensáveis. . O acelerador a fio oferece os modos de condução e tração nos novos modelos da GSX e da V-Strom, enquanto que uma embraiagem bidireccional quickshifter e slipper/assist simplifica as funções de controlo.
Os engenheiros da Suzuki também trazem as suas próprias inovações para o mercado. A fim de manter as vibrações do bicilíndrico estáveis, a Suzuki inclui a sua tecnologia Cross Balancer. Ao montar cada equilibrador num ângulo de 90 graus em relação à cambota, o sistema elimina grande parte das vibrações resultantes do motor bicilíndrico. A Suzuki leva o funcionamento suave do motor 776 ainda mais longe ao revestir as paredes do cilindro com o seu processo Composite Electrochemical Material (SCEM).

Para ajudar na frente de arrefecimento, a Suzuki equipa o motor bicilíndrico com a sua Válvula Termostato de Controlo de Entrada Interna. O componente não só gere a carga térmica do motor como também regula a velocidade de marcha lenta, estabiliza a combustão e atenua as emissões de escape.
Por último, a Suzuki faz referência à “nota de escape agradável” do sistema de escape 2 em 1, mas todos sabemos que a unidade limita principalmente as emissões às normas Euro 5. Como muitos fãs de longa data da Suzuki, ficámos entusiasmados ao ver o novo documento de especificações do novo bicilíndrico de 776cc. Esperamos que toda esta tecnologia e inovação resulte num conjunto equilibrado e ao nível de desempenho que a marca japonesa nos tem habituado quando os modelos da GSX-8S e da V-Strom 800DE de 2023 se fizerem a estrada.

