À medida que a mobilidade elétrica continua a crescer em popularidade, cada vez mais fabricantes lançam novos modelos elétricos no mercado. Não é realmente surpreendente que muitos destes novos e-mobility startups venham da China, e independentemente de gostarem ou não, cada vez mais veículos elétricos fabricados na China irão entrar em breve no mercado global. A Yadea é um destes novos fabricantes chineses de EV (electric vehicle).
Na verdade, é um dos maiores, com mais de 50 milhões de produtos vendidos. A linha de produtos da Yadea consiste numa variedade de veículos eléctricos ligeiros, tais como bicicletas eléctricas e kick-scooters, motos eléctricas e trotinetes eléctricas. Incrivelmente popular na China, a Yadea já começou a expandir-se para a Europa com as suas scooters eléctricas elegantes e técnicas. O seu mais recente modelo, a G5S, pode muito bem ser a sua scooter elétrica mais prática até agora.

A Yadea duplicou o seu tamanho, instalando duas baterias de série. O resultado é uma capacidade combinada de 2,8 kw/h, com cada bateria a pesar 11,5 Kg. Isto traduz-se numa autonomia de 115 kms com uma única carga.
Quanto ao desempenho, a Yadea G5S tem um motor elétrico montado centralmente com uma potência máxima de 4,1 kilowatts. O motor atualizado impulsiona a G5S para uma velocidade máxima de 80 Km/h. Há também dois modos de condução à escolha. Para começar, o modo ECO permite maximizar a autonomia enquanto mantém a resposta do acelerador suave. Entretanto, o modo POWER permite-lhe adicionar alguma excitação ao trajeto na sua cidade, desde que não vá muito longe.

As proporções do G5S são semelhantes às da maioria das outras scooters pendulares no mercado. Rola sobre rodas de 12 polegadas em ambas as extremidades, e recebe um garfo dianteiro telescópico standard, e dois choques traseiros com ajuste de pré-carga. As características técnicas consistem num ecrã a cores de sete polegadas, emparelhamento de smartphones Bluetooth através de uma aplicação móvel dedicada, bem como controlo de velocidade de cruzeiro. A moto pára com os travões de disco dianteiros e traseiros com um sistema de travagem combinado para maior segurança.
Yadea já lançou a scooter no mercado através do importador Lusomotos e oferece-a em duas variantes . A versão G5 por um P.V.P de 2.990,00€ e a variante G5S é um pouco mais cara por P.V.P de 4.890,00€.