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Motociclismo > Ensaios e Comparativos > A Scooter como alternativa saudável de transporte
Ensaios e Comparativos

A Scooter como alternativa saudável de transporte

Motociclismo
Last updated: 2020/12/03 at 8:41 AM
Por Motociclismo 10 Min Read
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As scooters já eram antes um meio de excelência em termos de mobilidade urbana. Práticas, fáceis de conduzir, fáceis de estacionar, ágeis no meio do trânsito, rápidas a chegar a qualquer lugar na cidade e de consumos moderados. Eis que o contexto da pandemia que todos estamos a viver veio reforçar ainda mais a sua utilização.

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E porquê ? porque os transportes públicos são um dos meios de maior aglomeração de pessoas, que todos os dias se deslocam para o seu trabalho e/ou afazeres e onde dificilmente se consegue manter um distanciamento de segurança aconselhado e a higiene necessária nos meios de transporte utilizados.

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Se antes as duas rodas já eram uma alternativa para quem se desloca nas grandes cidades, então nesta nova realidade em que todos procuramos alterar comportamentos para diminuirmos o risco de contaminação, a moto e em particular a scooter surgem como meio alternativo, acessível e seguro, para nos deslocarmos no dia a dia.

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E se nos primeiros meses do ano verificámos no sector das motos um considerável abrandamento das suas vendas, pois os meses de confinamento fizeram abrandar o consumo e inevitavelmente a economia, já no segundo semestre de 2020, apesar de estarmos a viver presentemente uma segunda vaga pandémica, constatamos que os valores globais se aproximam das previsões para o corrente ano podendo superar aos resultados obtidos em 2019, sobretudo no segmento das scooters 125.

A ACAP tem levado a cabo precisamente uma campanha no sentido de promover a utilização da Moto como forma alternativa e segura de mobilidade. A Campanha “Vai de Moto” reúne praticamente todos os fabricantes e representantes nacionais das marcas distribuídas no nosso mercado no sentido de impulsionar a venda de veículos de duas rodas, de forma não só a diminuir a densidade de tráfico urbano, como contribuir para a diminuição de consumos e, consequentemente, também a diminuição de emissão de gases poluentes afirmando-se no contexto de pandemia que enfrentamos, ser a tal alternativa segura aos transportes públicos.

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Num estudo recente realizado pelo RAC- Real Automovil Club de España, mais de 20% das pessoas que anteriormente utilizavam transportes públicos estão a ponderar passar a utilizar veículo próprio. Ora a Scooter representa de facto essa alternativa já que por um investimento moderado podemos encontrar a solução ideal de mobilidade para os dias que correm.

E de facto a legislação até favorece essa realidade, já que com carta de carro nos é permitido conduzir veículos de duas rodas até 125cc. Face a esta realidade as scooters têm uma vantagem real em termos de mobilidade urbana, pois são confortáveis e práticas, tem normalmente bastante espaço de arrumação, realidade que nos permite transportar o que necessitamos para o nosso dia a dia e equipamento extra para o frio ou chuva, permite-nos também ao fim do dia e antes de regressarmos a casa, passarmos a fazer algumas compras para o jantar, e talvez o mais importante em todo este contexto possa ser de facto a sensação de liberdade que nos transmite o andar de moto, sobretudo reforçada pelo confinamento a que temos sido a obrigados, quer por lei quer por imposição própria no sentido de nos protegermos a nós e aos nossos.

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Outro fenómeno que temos assistido no nosso país e à imagem do que vemos nas outras capitais europeias, sobretudo as mediterrânicas, é o aumento de condutores do sexo feminino, uma realidade que tem a ver com uma nova forma de viver as cidades e com um maior sentido de liberdade e independência, pois a facilidade que as scooters oferecem na sua condução, têm atraído ultimamente muitos condutores femininos. Em termos estatísticos e a nível europeu as decisões de compra de motos por um público consumidor feminino representam cerca de 15% .

E se nós homens gostamos de motos, que para além do factor utilidade são também um dos nossos “passatempos” preferidos, porque não então partilhá-lo a dois ? Cada um na sua…

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Foi nesse contexto que desafiámos dois concessionários da marca Lambretta, a Rame Moto e a U.dare,  a cederem-nos duas unidades idênticas da Lambretta V125 Special e, durante alguns dias, vivermos essa experiência em directo, fazendo o nosso dia a dia em scooter.

Rápidas a sair nos semáforos e ágeis a manobrar no meio do trânsito citadino, a experiência com as Lambrettas, nome que me recordo a minha avó dava a tudo o que tinha duas rodas e aventais desde os anos 40 ( eram todas “Lambrettas” ) tal foi o impacto que a marca teve quando surgiu no mercado no período pós II Guerra Mundial.

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A Itália durante a Guerra estava inundada por umas scooters de cor verde fabricadas no Nebrasca, USA, e aerotransportadas para o cenário de guerra para servirem de transporte às tropas norte-americanas.  Ferdinando Innocenti, industrial italiano, depois de ver a sua metalúrgica destruída pelos bombardeiros norte-americanos, encomendou no pós-guerra ao engenheiro aeronáutico General Corradino d’Ascanio, um projecto de um veiculo simples que pudesse transportar duas pessoas e que fosse fácil de conduzir, tanto por homens como por mulheres, e que tivesse proteção da sujidade e lamas para os condutores. 

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O General d’Ascanio, que odiava motos, concebeu um design totalmente alternativo, com o motor da moto colocado directamente na roda traseira e uma estrutura aberta na frente que permitia às senhoras passar a perna para montar na moto de forma prática. A roda dianteira provinha directamente de um desenho semelhante ao de um trem de aterragem de avião permitindo mudar a roda com enorme facilidade. E o famoso “avental” mantinha limpas as saias e calças dos Lambrettisti da altura.

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A primeira Lambretta foi lançada para o mercado no ano de 1947 e contava com a opção de um assento traseiro para o passageiro ou um compartimento para carga. As Lambretta mantiveram até hoje inspiração nas suas linhas originais. A marca fechou as suas fábricas no final dos anos 60 e Innocenti, o seu mentor passou a  construir pequenos carros num contrato que celebrou com a British Leyland Motor Corporation, os famosos mini Innocenti.

As Lambretta actuais são produzidas pela empresa austríaca KISKA, desde 2017, empresa responsável pelo design da KTM e da Husqvarna. Estão disponíveis 3 modelos, a versão utilizada no teste que realizámos, a V125 Special, e também outras duas versões, a V50 Special e a V200 Special. As suas linhas são inspiradas nas originais mas na concepção do seu chassi e construção foram necessários assumir alguns compromissos relacionados com a configuração dos motores e do fornecedor do chassi ( a SYM ).

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Lambretta V 125 Special Fix – Guarda lamas fixo

A Lambretta V125 Special está disponível em duas versões, com guarda-lamas dianteiro fixo e na versão Flex, em que o guarda lamas roda com a direção. O motor tem uma potência máxima de 10.1 hp às 8.500 rpm e atinge uma velocidade máxima de 95 Km/h ( comprovada ). A suspensão dianteira telescópica tem um comportamento aceitável mas em piso irregular demonstra alguma limitação.

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Lambretta V 125 Special Flex – Guarda lamas móvel

As rodas são ambas de 12” de 110 na dianteira e de 120 na traseira e os travões são de disco na dianteira e tambor na traseira ( tal como a PCX ) A altura do assento é de 800mm.  O depósito de combustível tem a  capacidade de 6.2 Litros e tem um consumo de 2.8 l/100 Km. O seu PVP é de 3.499 euros e existe uma Edição Especial Pirelli. As cores disponíveis na V125 Special são Cinza Mate e laranja na versão de guarda-lamas fixo e Vermelho, Branco, Azul  Preto e castanho na versão de guarda-lamas Flex.

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Lambretta – Publicidade anos 70

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TAGGED: Lambretta, Lambretta V 125
Motociclismo 3 de December, 2020
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1 Comment
  • João Elias says:
    5 de May, 2022 at 13:56

    O Corradini de ascânio era piaggio

    Reply

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