Muito antes do lançamento da Honda CL500 em Novembro, o plano da empresa para fazer uma Scrambler baseada no quadro e no motor de dois cilindros da Rebel 500 foi divulgado em patentes e pedidos de marca registada. Uma vez que a Honda também tem a Rebel 300, de um cilindro na sua gama, não foi descabido pensar que um modelo CL300 pudesse também estar em produção. As protecções de marca registada para o nome CL300 foram solicitadas no início deste ano e agora a própria moto foi lançada na China, mas de momento não há indicação se estará disponível nos mercados ocidentais.
A CL300 foi revelada na China em Novembro, ao mesmo tempo que a Honda revelou um modelo CL250 com um aspecto idêntico no Japão, com uma capacidade ligeiramente inferior para se adequar aos regulamentos locais. Embora os detalhes das motos tenham sido poucos, novas informações de homologação da China preenchem alguns dos espaços em branco. Na CL300, o motor de 286cc faz 26.3 cv, com uma afinação destinada a maximizar o binário de médio alcance. O seu peso de 171.9 kg significa que deve ser exatamente o tipo de moto fácil de manusear e indicada para condutores menos experientes. Uma distância entre eixos relativamente longa de 1,488.44 mm sugere que a estabilidade é a prioridade, correspondendo essencialmente às dimensões da Rebel 300, apesar da altura de condução mais alta da CL e da aparência mais de scrambler.

A transformação do quadro da Rebel 300 aumenta a distância ao solo para 165.1 mm e, tal como a CL500, a CL300 tem uma nova sub-estrutura que eleva a extremidade traseira e empurra a altura do assento até 789.94 mm. A CL300 substitui as rodas da Rebel 300 de 16 polegadas por uma roda de 19 polegadas à frente e uma de 17 polegadas atrás, dando uma contribuição substancial para o aumento da altura do assento.


Quando se trata de estilo, a Honda mostrou duas versões distintas da máquina. A mais simples é uma roadster simples, com amortecedor duplo, com um farol pequeno, redondo e assento longo e plano, tal como a CL500. A segunda moto leva a sua inspiração off-road mais a sério e é ainda mais apelativa, com um toque da moto enduro dos anos 80 graças a uma carenagem de plástico na frente e a uma placa numérica oval no lado esquerdo. Também ganha proteções de mão, e no mercado japonês a versão CL250 tem um pára-lamas frontal para realçar o aspecto todo-o-terreno. Muitas peças semelhantes estão a ser oferecidas como peças opcionais na nova CL500, permitindo que seja adaptado ao aspecto de “scrambler” ou “cafe racer”, e o mesmo se aplica provavelmente ao modelo da CL300 quando este for oficialmente lançado.
