A Moto Guzzi Stelvio foi uma moto de turismo de aventura que esteve em produção de 2007 a 2016. Idêntica à R 1200 GS e à KTM 1190 Adventure., a Stelvio provou ser uma máquina ADV de grande porte. De facto, foi talvez esta singularidade que acabou por resultar no seu desaparecimento, uma vez que os fracos números de vendas da Stelvio foram citados como uma das razões pelas quais a Guzzi deixou de produzir em 2016, a tempo da transição para o Euro 4.
No expositor da marca na EICMA de 2022 estava uma placa LED a representar uma águia a voar no topo da Stelvio Pass. No topo do expositor estava gravado “Stelvio” em letra estilizada. Mesmo por baixo da placa LED estava um par de rodas raiadas – uma das quais tinha 19 polegadas e a outra 17 polegadas.

Em 2022, a Moto Guzzi renovou a sua gama de modelos emblemáticos com a V100 Mandello, uma tourer desportiva e tecnologicamente avançada. Agora, várias publicações europeias – incluindo a Motorad Online – parecem concordar que a próxima Stelvio será equipada com o mesmo motor encontrado na V100 Mandello. Como tal, é provável que a nova Stelvio não seja uma concorrente da BMW R 1250 GS ou da KTM 1290 Super Adventure, mas sim, uma máquina ADV ligeiramente mais pequena que se situa algures entre o segmento média cilindrada e o de alta cilindrada.
Mais especificamente, o motor bicilíndrico de 1,042cc, da Mandello, poderia muito bem ser incorporado neste novo modelo tourer de aventura. Atualmente, está afinado para produzir uma potência máxima de cerca de 116.6 cv e 98.9 Nm de binário. Se estes valores se mantiverem inalterados, então estamos perante uma potencial rival da KTM 890 Adventure R e da Ducati Multistrada V2.