A XTM125, XSM125, e a Madison 125 são todos modelos atualizados para o ano de 2023.
A marca italiana de motos, a Malaguti pode não ser de todo conhecida fora de Itália, mas a empresa tem um currículo bastante conhecido no mundo das bicicletas, scooters e das motos. Na sequência de uma parceria bastante recente com a Zongshen-Piaggio na China, a Malaguti regressou ao mercado europeu, com motos novas de baixa cilindrada, especialmente concebidas para condutores principiantes.

A notícia mais recente a sair da marca italiana é um trio de motos de 125cc que, como mencionado anteriormente, são indicados tanto para condutores principiantes, como para condutores experientes que procuram modelos práticos, divertidos e para percorrer a cidade, ou os seus caminhos de todo-o-terreno locais. Isso mesmo, entre os três modelos atualizados encontra-se um modelo enduro de 125cc, a XTM125. Esteve em produção durante alguns anos, a XTM 125 foi renovada com uma estética mais moderna, tornando-a mais idêntica ao modelo da Drakon 125 Supermoto.
Falando de supermotos, a XTM125 é acompanhada pela XSM125, uma supermoto construída sobre a mesma plataforma desportiva dual. Tal como a XTM, tem um motor monocilíndrico de 125cc, arrefecido por líquido, com uma potência de cerca de 14 cv. Enquanto a XTM tem rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 18 polegadas, a XSM125 está equipada com rodas de 17 polegadas com raiadas em ambas as extremidades com pneus de estrada. Falando do seu estilo, tanto a XSM125 como a XTM125 são motos elegantes, atléticas e com uma linha simples.

Por último, mas não menos importante, a Malaguti Madison foi também atualizada para 2023. Ao contrário da XTM e da XSM, não é indicada para todo-o-terreno, mas sim, para as viagens na cidade à procura de uma scooter desportiva ergonómica. Como é o caso da maioria das scooters com estilo maxi-scooter, a Madison 125 recebe uma grande capacidade de armazenamento por baixo do assento – espaço suficiente para guardar o seu capacete quando está fora da moto, ou as suas compras a caminho de casa. A scooter foi desenvolvida em colaboração com o fabricante tailandês GPX, e vem com as cores Neve White, Toro Black, e Albero Green.