A KTM 450 SMR não perde o seu ADN KTM, está pronta para correr assim que sair do concessionário. Isto também foi confirmado pelo piloto austríaco Lukas Höllbacher, que levou a sua KTM 450 SMR ao título do AMA Supermoto 2022 e também lutou até ao fim pelo Campeonato do Mundo FIM. Os resultados em pista e o feedback de Höllbacher foram aplicados directamente na nova moto.
Em comparação com a sua antecessora, a KTM 450 SMR 2024 apresenta novos grafismos incorporados nos plásticos que remetem para o passado, as sempre presentes cores brancas e laranja foram combinadas com elementos roxos, remetendo para a cor com que as motos fabricadas na Áustria apareceram na grelha de partida no início da década de 1990.

O motor da SMR é um monocilíndrico de 450cc que desenvolve uns bons 63 cv, requer pouca manutenção e, com menos de 27 kg, é considerado por todos como uma obra-prima da engenharia. O corpo do acelerador Keihin de 44 mm abre a porta à diversão, garantindo uma resposta bem controlada em todos os momentos, enquanto a embraiagem deslizante SUTER contribui para uma condução suave e garante tempos de volta curtos.
O quadro da 450 SMR é feito em tubos de aço, cortados a laser e soldados por robôs. A sua construção compacta contribui para a centralização das massas e atinge a combinação ideal de rigidez de flexão e torção para garantir uma sensação de condução excelente e uma grande estabilidade em pista rápida.

O quadro em alumínio reforçado pesa apenas 1,815 kg e foi desenvolvido a partir de estudos de dinâmica computacional, tendo como principais parâmetros a sensibilidade, a robustez e a fiabilidade. Também contribuem para a experiência de condução da KTM 450 SMR 2024 o braço oscilante oco em alumínio fundido, o guiador em alumínio NEKEN e as placas da forquilha em billet (com suportes em elastómero para reduzir as vibrações), concebidos para colocar cada centímetro de pista nas mãos do piloto.
A suspensão WP XACT também contribui para fazer da 450 SMR um relâmpago nas curvas: a forquilha de 48 mm tem funções separadas de compressão e amortecimento, enquanto a tecnologia AER oferece uma acção progressiva e consistente, especialmente nos últimos 40 mm de curso. O monoamortecedor WP XACT é pequeno, leve e calibrado à geometria do quadro para oferecer uma articulação com maior distância ao solo. Este componente é um dos mais sofisticados a sair das linhas de produção da WP Suspension e, tal como a forqueta, permite que a resposta à compressão e ao ressalto seja configurada sem necessidade de ferramentas.



Na pista, sabe-se que a travagem é tão importante como a aceleração. De facto, a 450 SMR está equipada com um sistema Brembo com uma pinça radial de quatro pistões que actua com força no disco dianteiro de 310 mm, enquanto a unidade traseira de um pistão combinada com um disco de 220 mm garante um excelente controlo durante o drifting.
Para mais informações pode consultar o site oficial da KTM.