Os novos modelos do fabricante italiano de motos elétricas, a Energica estiveram expostos na exposição da EICMA 2022 em Milão. Um motor elétrico EMCE redesenhado e uma composição de baterias novas irá aumentar o binário e a autonomia da linha de produtos de 2023 da marca. A EsseEsse9+, Ego e a Eva Ribelle foram três modelos que a Energica expôs na EICMA de 2022.
Todos os novos modelos das Energica têm uma melhoria de até 5% na autonomia e um aumento de 6.6 Nm no binário. Todos os três modelos têm agora uma autonomia de 420 km em condução na cidade , mais de 250 km para uma condução combinada entre cidade e estradas abertas e 200 km para condução em apenas estradas abertas, de acordo com a Energica. Estas alterações também aumentam o binário da roda traseira em 35Nm. Um carregador rápido DC pode carregar uma bateria descarregada a 80% em menos de 40 minutos.

As três novas motos são diferenciadas principalmente pelo seu estilo. A Ego é o modelo de motos desportiva da marca, a Eva Ribelle é o modelo naked Streetfighter, que apresenta o mesmo nível de performance que a Ego. Por último, mas não menos importante, a EsseEsse9 é a roadster elétrica do fabricante italiano com um farol circular e um assento de Cafe Racer.

A Energica Experia, que se estreou em 2022 no circuito Mugello, mantém os seus 115 Nm de binário. A expansão da gama dos outros três modelos igualou com a tecnologia de topo de gama usada no modelo da Experia. O painel de instrumentos colorido TFT de 4,3 polegadas em cada moto tem quatro modos de condução: urbano, eco, chuva, e desporto. Além disso, existem quatro mapas de travagem regenerativa (baixo, médio, alto e desligado) e três modos personalizáveis. A inclusão de cruise control, park assist, e traction control é standard. Finalmente, cada moto tem um sistema de entrada sem chave.