A Ducati orgulha-se de chamar a Bolonha e à região de Emilia Romagna a sua casa. É uma parte forte do mundialmente famoso Motor Valley de Itália e um local fundamental que os turistas que visitam a área admiram, juntamente com instituições automóveis históricas como a Ferrari e a Lamborghini.
Na sequência da destruição causada pelas inundações de Maio de 2023 em Emilia Romagna, não é, portanto, de todo surpreendente que a Ducati se tenha juntado à campanha Ajuda para Emilia Romagna, de várias formas.
Para começar, a Ducati está a doar 200.000 Euros aos serviços de Protecção Civil da Emilia Romagna, que coordenaram em grande parte os esforços de resgate e recuperação na região. Estes fundos serão utilizados para continuar a apoiar as pessoas que foram afectadas pelas inundações.

Naturalmente, as inundações também afectaram directamente alguns dos funcionários da Ducati. Como resultado, esses funcionários precisaram de uma licença imediata para lidar com as situações relacionadas com a catástrofe.
A Ducati acrescenta ainda que os seus representantes sindicais e funcionários sindicais também quiseram fazer algo pela região, pelo que todos concordaram em doar uma hora dos seus salários para os esforços de socorro. A Ducati também irá contribuir com um donativo adicional.
Além disso, a Ducati está a apelar a todos os Ducatisti em qualquer parte do mundo que estejam comovidos com esta tragédia para que façam um donativo para a causa, se puderem.