A BMW está a desenvolver um método que pretende ser mais eficaz, levando os condutores a acreditar que os assentos estão mais quentes do que realmente estão.
Os pedidos de patente recentemente publicados mostram que a BMW está a desenvolver este novo método, com dois documentos registados com ideias semelhantes, ambos relacionados com o facto de o assento adquirir um brilho colorido.
Uma patente sugere a utilização de uma lâmpada virada para baixo, por baixo do assento, que pode projectar luz colorida, visível através de uma secção frontal transparente do próprio assento. Esta luz pode ser utilizada para projetar cores ou ícones. A BMW sugere que um ícone de bateria verde poderia ser utilizado para representar o estado de carga de uma moto elétrica, por exemplo, ou que as cores poderiam ser projetadas para “representar diferentes estados do veículo”.

A segunda patente é mais específica e revela uma tecnologia diferente, com a utilização do assento como ecrã. Em vez de projetar numa superfície refletora, utiliza uma película eletroluminescente emissora de luz incorporada na superfície da parte da frente do assento, mesmo à frente do condutor, para fazer com que toda a parte visível do assento brilhe a vermelho.
Porquê a cor vermelha? Porque esta segunda patente diz respeito especificamente aos bancos aquecidos. Em vez de uma simples luz ou um aviso no painel de instrumentos para informar que o aquecimento do banco está ligado, sugere que o próprio banco adquira um brilho rosado. E a ideia não é uma nova forma de transmitir informações ao condutor, uma vez que se destina a influenciar a nossa tendência natural de associar uma cor, especificamente o vermelho a algo quente ao toque.

A patente diz “É do conhecimento geral que a percepção humana em relação ao calor pode ser influenciada por cores. Pelo menos com base nas experiências quotidianas, as pessoas associam o calor à cor vermelha. Como resultado, o vermelho ou as cores avermelhadas transmitem sempre uma sensação de calor nos seres humanos, independentemente da temperatura ambiente real”.
Esperamos mais novidades do fabricante alemão em breve.