A nova BKX vem com duas versões, o modelo S mais focado para estrada, com 150mm de curso da suspensão, e a outra versão mais preparada para todo-o-terreno com 220mm de curso da suspensão.
Ambas as motos são construídas à volta de um quadro de treliça e de um motor monocilíndrico a quatro tempos de 249cc. Reporta-se que o motor tem 26.3 cv e 21.6 Nm de binário. O motor apresenta injecção electrónica e com uma caixa de 6 velocidades.

A carenagem das duas motos é a característica que a mais define, e parece que ambas apresentam forquilhas não ajustáveis em USD e um amortecedor traseiro. O amortecedor traseiro parece apresentar apenas uma pré-carga mecânica. O sistema de travões tem um único disco de 280 mm de diâmetro com uma pinça de quatro êmbolos à frente e um disco de 240 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de um só êmbolo na parte traseira.

A Benelli afirma que o depósito de combustível de 13,5 litros da moto lhe proporciona uma autonomia máxima de 400 km. Isto coloca a Benelli a concorrer com o líder da classe adventure de baixa cilindrada, a KTM 390 Adventure, que tem uma autonomia máxima de 386.2 km.