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Técnica - Suspensões: afinação Sag estático

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19 / junho, 2017

Afinação de base 

Gastou milhares de euros numa moto com suspensões topo de gama? Está na altura de afinar as suspensões! E começamos pela base: medição e afinação do “Sag” estático. Uma operação simples, mas muito eficaz.

 

 

O leitor está feliz da vida! Comprou uma moto com suspensões de topo que permitem todos os ajustes. Tudo poderia estar perfeito, mas não está. Sente que a moto não se encontra equilibrada, tem um comportamento nervoso, a direção não responde como deveria e nas travagens a estabilidade não existe. Então decide afinar as suspensões. Os mais inexperientes vão olhar para os manípulos, porcas, parafusos e, provavelmente, desistem. O que será um erro, claro, porque a afinação correta das suspensões vai fazer toda a diferença no comportamento e segurança. Ainda antes de se envolver no complexo mundo da afinação de suspensões, há uma afinação pela qual tem sempre de começar: ajustar o Sag estático. E isto deve ser feito, independentemente da moto que comprou ter ou não ter suspensões “topo-de-gama-derivadas-de-MotoGP”. Até essas devem ser verificadas e ajustadas ao nível do Sag estático para depois as podermos utilizar no máximo das capacidades.

Mas o que é o Sag estático? Podemos definir o Sag estático como a diferença entre a medida, em milímetros, da suspensão na sua extensão máxima – que definimos como A1 - e a medida da suspensão com os pneus assentes no solo e as molas a suportarem o peso da moto – que será o A2. A afinação do Sag estático não obriga o proprietário da moto a tirar um curso de aeronáutica espacial! É um conjunto de operações relativamente simples, mas que, ainda assim, obrigam a ter em atenção alguns aspetos básicos.

Para ajudar o leitor a perceber como pode melhorar o comportamento da sua moto, recorremos à ajuda da AG Racing e a Augusto Gonçalves, que há mais de duas décadas se dedica à preparação de motos, especialmente nas suspensões.

Quando fizer a medição do Sag na sua moto tenha em conta que os valores, de acordo com as indicações da AG Racing, são os seguintes: para uma moto de uso em estrada o Sag estático frontal deve ser de 20 a 25 mm, enquanto na traseira o valor é de 8 a 12 mm. Numa moto para uso em pista o valor frontal é de 25 a 32 mm, e na traseira será de 12 a 18 mm. Depois de medir e ajustar o Sag estático para os valores referidos, convém perceber se as molas estão adaptadas ao seu peso. O fabricante utiliza suspensões com molas para um peso “médio”. Mas o proprietário da moto pode pesar menos ou mais. Para perceber se as molas estão de acordo com o seu peso, deverá sentar-se na moto como se a estivesse a conduzir, totalmente equipado. A medida A2 será alterada devido ao peso que o seu corpo e equipamento colocam sobre as suspensões. Caso as molas estejam corretas, o valor da medição A2 deverá diminuir em 10 mm em ambos os eixos. A afinação do Sag estático é apenas o primeiro passo no ajuste do equilíbrio da sua moto. Para afinação de compressão ou extensão já são necessários outros conhecimentos, e, por exemplo, num uso em pista, a moto terá de ser afinada conforme o circuito e condições do mesmo, além dos gostos e estilos de condução de cada condutor. Para os que querem afinar ao detalhe as suspensões, recomendamos que procurem ajuda de especialistas na área, como é o caso da AG Racing.

 

Como medir o Sag estático

1 Com ajuda de dois amigos, levantar a frente até o pneu ficar no ar e a forquilha atingir a extensão máxima. Meça com a fita métrica a distância do tapa pó até à base da bainha. Essa será a medida A1. Tome nota do valor. Também pode inclinar a moto sobre o descanso lateral para a mola atingir extensão máxima.

2 Deixe a frente descer e tocar no solo, pressione para baixo nos punhos algumas vezes, sem ser com muita força, e deixe a forquilha “acamar” sob o peso natural da frente da moto. A moto deve estar na vertical, e quando a deixar descair inicialmente não a deixe bater com força!

3 Com o pneu da frente no solo, volte a medir com a fita métrica a distância do tapa pó até à base da bainha. Essa será a medida A2. Devido ao peso e forças exercidas, além da fricção da própria bainha, esta medida é naturalmente menor do que a A1.

4 Subtraia ao valor A1 o valor A2. Está encontrado o Sag estático da frente. Se o valor estiver dentro dos parâmetros que referimos no texto, para estrada ou pista, tem o Sag correto. Se estiver acima dos parâmetros deve aumentar pré-carga. Se estiver abaixo deve diminuir.

5 Com ajuda de dois amigos levantar a traseira até o pneu não tocar no solo. A mola atinge extensão máxima. Meça a distância vertical entre dois pontos fixos: o veio da roda e, neste caso, a ponteira de escape. Não use a carenagem para medição! Tome nota do valor A1.

6 Com um amigo a segurar na frente e a moto na vertical, deixe o pneu tocar no solo e pressione a traseira ligeiramente. Se usar a carenagem, a força exercida pode mexer a carenagem e o ponto de medição é alterado. Deixe o amortecedor “acamar” sob o peso da moto.

7 Com o pneu no solo, meça novamente a distância entre os dois pontos fixos que escolheu anteriormente. Essa será a medida A2 e tome nota do valor. Mais uma vez o valor de A2 será inferior ao que tinha medido em A1.

8 Para obter o Sag estático tem de subtrair A2 a A1. O valor que obtém é o Sag do amortecedor traseiro. Tal como acontece no passo 4, pode ter de ajustar a pré-carga. Neste caso o amortecedor tem um manípulo. Mas na página 52 encontra outras formas de ajustar a pré-carga.

 

Dicas

Partir das afinações de série Antes da medição, verifique que as suspensões estão nos valores de fábrica. Nas suspensões de origem o manual de instruções da moto indica os valores. Se as suspensões foram alteradas, o fabricante das suspensões indica esses valores. Tome notas das alterações Para não se perder, anote as alterações que vai efetuando. Forquilha sem afinação externa de pré-carga Coloque casquilhos de alturas diferentes no interior das bainhas. Ajuste as duas bainhas ou amortecedores de igual forma Faça isto para garantir o equilíbrio. 1 volta = 1 mm Fechar ou abrir a pré-carga altera o Sag estático: 1 volta / click igual a 1 mm a mais ou menos no Sag.  

 

 Galeria:

 

Texto: Bruno Gomes Fotos: João Carlos Oliveira

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