Acessórios

Dguard chega a Portugal!

newsletter

pub

08 / setembro, 2017

A New Golden Bat anuncia a chegada de um sistema eCall para motos em outubro.

É sobejamente conhecida a importância da chegada rápida dos serviços de emergência médica aos locais dos acidentes, e, no caso das motos, essa rapidez torna-se vital pois por “um segundo” a vida do motociclista pode estar em causa. Nesse sentido há fabricantes de motos que já trabalham há alguns anos nos chamados sistemas eCall para motos, algo que nos automóveis é já um sistema utilizado em diversos modelos de várias marcas.

A BMW tem sido das mais inovadoras neste sentido, contribuindo e pesquisando novas formas de comunicação entre os veículos que ocupam as nossas estradas, e por exemplo a K1600, a turística luxuosa da marca bávara já pode ser equipada com um sistema deste tipo.

Mas e para a moto de cada motociclista que não tenha uma K1600?

Para esses, a solução chega a Portugal já a partir de final de outubro próximo com a entrada no mercado nacional do sistema Dguard fabricado pela Digades, fornecedora de sistemas eletrónicos para a indústria automóvel.

E a verdade é que a experiência da Digades na indústria automóvel revelou ser vital para encontrar a melhor forma de implementar o sistema Dguard no mundo das duas rodas. Depois de percorrerem mais de 60 mil quilómetros em estradas da Alemanha, Espanha, Áustria, Estados Unidos ou África do Sul, por forma a conseguirem desenvolver o software capaz de reconhecer o que é efetivamente um acidente e não uma condução agressiva ou extema que pudesse despoletar a chamada dos serviços de emergência, escolheram um piloto de enduro, , Paul Roßbach, que instalou o sistema da sua moto e o utilizou durante treinos para o campeonato alemão de enduro e também para o europeu da especialidade. Esses testes permitiram à Digades corrigir o sistema de “hardware” – cabos, sensores, etc. – de forma a conseguir aguentar as condições de utilização mais exigentes.

O Dguard pode ser instalado em qualquer moto, e na embalagem a Digades inclui o módulo (ou centralina) de controlo do sistema, sensor, botão de SOS para colocar no punho, e também a “app” que permite que o proprietário da moto controle todo o sistema Dguard através do seu smartphone.

Graças à tecnologia sofisticada com recurso a vários sensores, o Dguard permite uma identificação precisa do local onde ocorreu o acidente e efetua, de imediato, uma chamada para o centro de coordenação de emergências, numa questão de segundos. O centro de emergência recebe uma mensagem, no idioma do país em questão, com as coordenadas exatas onde ocorreu o acidente, obtidas via GPS.

Caso o motociclista tenha o Dguard ligado ao sistema de comunicação do seu capacete, via Bluetooth, e caso se encontre consciente e capaz de comunicar, o centro de coordenação de emergências pode falar diretamente com a vítima.

Caso um motociclista sofra um acidente, e se a moto tiver o sistema Dguard, pode pedir o socorro das equipas de emergência de forma muito rápida e simples, bastando para isso premir o botão vermelho SOS, instalado no guiador da moto, durante alguns segundos. Chamadas inadvertidas através deste botão SOS podem ser canceladas num espaço de 15 segundos.

De forma a assegurar que a chamada de emergência está disponível em todas as áreas do globo, o Dguard recorre às redes de todas as operadoras móveis locais, GSM, do país em que se encontre, cobrindo assim, praticamente, todo o globo. A utilização deste sistema não vincula o utilizador a uma rede móvel e não tem custos adicionais para o utilizador, estando desde já disponível na Europa, com exceção da Holanda.

E se a função eCall é o mais interessante, e tendo em conta que o Dguard da Digades tem um consumo de energia da bateria da moto extremamente reduzido, uma função secundária pode provar ser também um ponto a favor extremamente importante na altura de aquisição do sistema, pois o Dguard deteta e informa o proprietário quando a moto se mexe, ou seja, em caso de roubo. É enviada uma notificação, as coordenadas da moto são gravadas, e assim o proprietário saberá onde é que a sua moto está, podendo ajudar assim as forças policiais a recuperar a moto com maior facilidade.

A importação está a cargo da New Golden Bat – www.goldenbat.pt – estando o preço do Dguard por confirmar.

pub

Destaques

Acessórios ver mais
Acessórios ver mais
Acessórios ver mais
Acessórios ver mais
Acessórios ver mais
Acessórios ver mais