Moto2: Aprilia anuncia abandono PDF Imprimir e-mail
25 Novembro 2009

 

Image 

A Aprilia anunciou que abandona, com efeito imediato, todo o projecto que tem vindo a desenvolver com vista a participar na nova categoria do Mundial de Velocidade, a Moto2. O abandono deixa equipas como a Mapfre Aspar e Speedup Aprilia à procura de novo rumo para 2010.

Num comunicado emitido no início desta semana, o grupo Piaggio – empresa detentora dos direitos da Aprilia – explica que não irá continuar a desenvolver qualquer esforço para o seu projecto Moto2, nem tão pouco irá disponibilizar os seus protótipos a possíveis interessados em formato de “aluguer”.

A principal razão que leva o grupo Piaggio a tomar esta decisão é o facto de “ser inútil e prejudicial para um grande fabricante italiano e europeu, que conquistou 43 títulos em competições em estrada e fora dela, participar numa competição que se baseia em utilizar motores fabricados por um construtor rival.”

Jorge Martinez “Aspar”, dono da equipa Mapfre Aspar, esperava poder estrear a novo Moto2 da Aprilia já nos testes que irão decorrer no circuito de Valência a 9 e 10 de Dezembro. Os seus dois pilotos, Julian Simon e Mike Di Meglio, encontram-se assim impossibilitados de se adaptarem a uma nova moto.

Rumores associados a esta decisão agora anunciada apontam para que, a Aprilia venha a reforçar o seu papel no Mundial de Superbikes onde se espera que venham a contar com duas equipas, sendo mesmo colocada a hipótese da marca italiana voltar a competir na categoria rainha do motociclismo, MotoGP, caso as regras relativas à cilindrada dos motores voltem a ser alteradas.

No entanto esta situação não deixa de ser estranha pois a Aprilia já vinha a desenvolver o seu projecto Moto2 há muito tempo, sendo um pouco difícil de perceber o porquê de ter demorado tanto tempo para tomar esta decisão, colocando as equipas que contavam com o seu apoio em dificuldades.

A única categoria GP em que o grupo Piaggio estará presente em 2010 será nas 125 cc, onde a Aprilia, Gilera e Derbi vão marcar presença.








Visto: 1038

Comentários (13)
1. 25-11-2009 18:42
 
Comprendo perfeitamente a decisao da Aprilia despender verbas e tempo num progeto com motores da Honda nao ajuda a marca em nada,nao compriemdo esta categoria de moto 2 me desculpem os fans da Honda mas isso so beneficia a Honda em motores e possivelmente em chassis e electronica etc,entao e os outros construtores.
Visitante
 
Antonio Cardoso
2. 25-11-2009 18:56
 
e la esta a honda na rota das vitorias, lololololo é pà na tenho nada contra a honda ate acho uma grande marca, mas as vezes grande demais pra uma marca de competiçao, como na formula um as vitorias sao feitas nas boxes,quem é que consegue competir assim , pra mim é um trofeu honda, e mais um pequeno pormenor, se o moto gp é uma competiçao feita pra desenvolver peças pra a estrada como é que as marcas vao desenvolver com a moto 2 bem a honda vai ter gandes motores com tanto desenvolvimento ui ui lololololololo
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
3. 25-11-2009 19:18
 
trOfeu honda moto 2 ,TODAS AS MARCAS DEVIAM FAZER O MESMO PARA OBRIGAR A QUE SE TRANSFORME NUM CAMPEONATO ENTRE MARCAS!! 
ENTAO QUALQUER DIA VEMOS UMA DUCATI TETRA EM LINHA A VENCER UMA CORRIDA!!??? 
e uma vergonha !!!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
4. 25-11-2009 20:06
 
apoiado !!!!!!!!!! afinal isto è um campionato de que?? a honda nao tem culpa mas nao devia ser permitido este campionato ,para isso ha os trofeus monomarca todas as marcas deviam seguir o exemplo da aprilia parabens a marca pela sua iniciativa.
Visitante
 
rb
5. 25-11-2009 21:26
 
Com tanta modernice, já faltou mais para vermos as superbikes como o campeonato mais importante de motociclismo. Já só temos pouco mais de uma duzia a correr em motogp e agora este moto2honda...
Visitante
 
MT01
6. 25-11-2009 21:56
 
Concordo com a decisao da Aprilia, pois em minha opiniao nao tem qualquer cabimento um campeonato monomarca a nivel de motores, mas acho que tambem nao tiveram a atitude desejavel para com quem com eles se ia servir/pagar do chassi Aprilia, desde o inicio eles sabiam que em termos de motor seria monomarca e uma de uma marca concorrente assim como as cartas estavam em cima da mesa, logo nao concordavam, nao aceitavam e inclusive nao tinham iniciado o desenvolvimento do chassi, com tudo isto quem fica pendurado é o Aspar e a Speedup, que terao de procurar alternativa. 
Mas no fundo acho que os verdadeiros motivos nao foram ainda divulgados em relaçao a esta "marcha atras" neste projecto.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
7. 25-11-2009 22:30
 
É por estas e por outras que já so vejo SBK e SS.
Visitante
 
Bruno Cunha
8. 25-11-2009 23:09
 
Concordo com a aprilia. 
Ntem logica nenhuma este campeonato moto2, k piada é k tem veres sempre o msm motor a ganhar? Praticamente é um campeonato de uma marca só... 
E tb ñ estou de acordo com a cilindrada destas motos, 600cc? mais 200cc e estamos no motogp. Deviamser 500 ou 400 a 4T, ou entãoesticam o motogp pa 900 outra vez.
Visitante
 
pitufo
9. 26-11-2009 06:47
 
Boas, 
Analisando, o panorama das actuais 250cc, parece ter uma grelha só de Aprilias, com uma e outra Honda, com as novas regras seria ao contrario, mas tambem já a muito sabiam que a competição,estava a virar para os 4T, logico seria a Aprilia, já ter motor para isso, fala-se dessa mudança a alguns anos. Esta alteração no regulamento acho que beneficia as empresas que desenvolvem prototipos, sobretudo as europeias e não uma marca ou outra, reparem que ainda ninguem falou da marca de Pneus, no motogp, deu polemica, mas agora... 
 
Saudações desportivas 
Ps.A mota do Simmoncelli é Aprilia.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
10. 26-11-2009 13:56
 
Não nos podemos esquecer que até aqui tínhamos um "troféu" Aprillia (Gilera/Derbi incluídas) no mundial de velocidade de 250CC.  
Também a tecnologia 2 tempos está em fim de vida. Pode ser muito divertida esta tecnologia, mas é muito mais poluente.  
Era necessário mudar este campeonato e inicialmente seria um campeonato multi-marcas. Mas os organizadores do campeonato de SBK e SSP imediatamente vetaram os rivais do MOTOGP porque não podiam usar motores de produção (estariam com medo?).  
Como a intenção também era reduzir drasticamente os custos para aliciar equipas e aumentar espectáculo, a única solução era o motor mono-marca.  
Foi a forma de contornar este "problema" criado pelos promotores dos campeonatos de produção.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
11. 26-11-2009 14:52
 
Parece-me que a KTM tambem estava nas 250 até decidirem acabar com este espectacular campeonato. KTM, honda , Aprilia/Gilera e as vezes yamaha não me parece um troféu, ou quando só haviam yamaha, suzuki e honda nas 500cc também era troféu?
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
12. 26-11-2009 20:49
 
Eu já tinha dito isto alguns meses atrás ,com motores honda num chassis aprilia não tinha qualquer cabimento.Deu no que deu. 
 
Em relação aos motores de produção ,nunca podia ser ,porque isto é suspostamente um campeonato de prótotipos.
Visitante
 
A/P/O
13. 22-12-2009 14:16
 
"Não nos podemos esquecer que até aqui tínhamos um "troféu" Aprillia (Gilera/Derbi incluídas) no mundial de velocidade de 250CC." 
pois é os japoneses já não tinham hipoteses, mesmo depois de a Aprilia ter desde 2004 ter reduzido o orçamento de desenvolvimento para as 250 em mais de 50%!! 
 
"Como a intenção também era reduzir drasticamente os custos para aliciar equipas e aumentar espectáculo, a única solução era o motor mono-marca." 
Reduzir custos com motores a custar 20.000€? 
Deves estar a brincar!! 
 
"Também a tecnologia 2 tempos está em fim de vida. Pode ser muito divertida esta tecnologia, mas é muito mais poluente." 
Muito poluente? tens a certeza, quantas voltas tinham as provas quando corriam só as 500? quantas voltas têm agora? 
Qual a diferença do limite de combustivel? 
Depois de analizares estes dados diz-me quais são as mais poluentes.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Escrever comentário
  • O assunto do seu comentário deverá ser relevante para o artigo.
  • Ataques pessoais serão eliminados.
  • Por favor, não use os comentário para publicitar o seu site / negócio ou será eliminado.
Nome:
E-mail
Comentário:

Código:* Code
Quero ser avisado por e-mail sobre comentários

 
 
© Motorpress Lisboa
A MPL não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links e/ou outros conteúdos
submetidos pelos utilizadores.