Comparativo utilitarias 600 cc PDF Imprimir e-mail
Texto: Marcos Leal   

 

 Image
clique para ampliar

O repto para este trabalho foi colocar frente a frente as mais recentes novidades no sector das utilitárias de média cilindrada: a Kawasaki ER-6F e Yamaha XJ6 Diversion, com a já bem cimentada Honda CBF 600 SA. Aqui fica a faltar a Suzuki Bandit 650 S, indisponível para o teste, uma excelente moto, bastante bem conhecida de todos e cujas características nos fazem ficar ainda mais desapontados por a não termos podido incluir neste lote.

Comecemos pelas duas recém-chegadas ao mercado:

Image
clique para ampliar

A Kawasaki é a moto que mais difere neste lote, apresentando-se com uma unidade bicilíndrica paralela de 649 cc. A ER-6f apresenta-se este ano renovada, com uma cara nova. Se no campo mecânico as diferenças para o modelo anterior não são muitas, já no estético dá uma volta de 180º. Este modelo passa de uma presença pouco marcante, bastante discreta mesmo, e desequilibrada, para uma silhueta que é, à sua dimensão, apaixonante.

Image
clique para ampliar


Para os idólatras das linhas angulosas da nova geração de desportivas da Kawasaki, a ER-6f é a resposta perfeita, se procura uma moto com prestações mais contidas e mais utilizável no dia-a-dia. Se tivesse Ninja escrito em alguma das carenagens, tal como acontece com a 250 cc, passaria facilmente por uma unidade desportiva. Mas não é essa a sua finalidade, já que esta é uma utilitária.

Image
clique para ampliar

No caso da Yamaha estamos perante um modelo totalmente novo, que procura reeditar o sucesso das Diversion. No campo das utilitárias de média cilindrada a Yamaha apoiou-se, até ao ano passado, na Fazer, um modelo que não cumpria na totalidade o que era pretendido para este segmento, com um preço um pouco mais elevado e um motor de características demasiado desportivas.

Image
clique para ampliar


A nova Diversion vem oferecer aquilo que se procura num segmento de entrada, um bom equipamento, motor solícito e com prestações aceitáveis, uma estética jovem e, acima de tudo, um preço difícil de contestar. O motor tem por base a unidade da Fazer, das FZ6, mas a cabeça e alimentação foram profundamente revistas, para conseguir uma resposta mais linear ao longo de toda a faixa de utilização. A ciclística é simples e a estética muito equilibrada, com a pequena semi-carenagem e muito apelativa.

Image
clique para ampliar

Já com alguns anos no mercado, a Honda CBF 600 SA, ganhou fama pelo seu motor muito suave e “redondo”, pelo seu nível de conforto e capacidade de enfrentar a estrada em viagem com dois ocupantes.

Image
clique para ampliar


Embora já com algum tempo entre nós, a Honda tem elementos que marcam a diferença, como o quadro em alumínio e o sistema de travagem combinado e com ABS de série (nas outras duas só há ABS em opção), mas o seu preço fica um bocado desajustado face às adversárias. Mas vejamos o que cada uma é capaz em utilização.

Acessíveis e completas

Quando nos sentamos aos comandos destas três motos encontramos diferenças bastante grandes, com dois modelos nos extremos no que respeita a dimensões. No que toca à altura do assento, todas elas são bastante baixas, como convém para motos que se destinam a uma utilização descontraída.

Contudo, de entre elas, a Kawasaki é claramente mais acessível. O seu motor bicilíndrico e o pouco volume de toda a moto, garante que esta seja muito estreita na zona do assento e depósito. Em oposição a Honda, ainda que com um assento baixo, é a mais volumosa de todas, mas também tem a vantagem de ter mais espaço para os ocupantes.

Kawasaki ER6f
clique para ampliar
Image Image
Image Image


A Yamaha é pequena como a Kawasaki, mas o seu motor de quatro cilindros ocupa mais espaço na zona das pernas. No que à posição de condução diz respeito, a Honda coloca-nos muito dentro da moto com um guiador muito alto em relação ao assento, com os pousa-pés bem colocados a não obrigar as perna a ficarem muito dobradas. A Kawasaki é muito estreita na zona do deposito, com uma curta distância entre o guiador e o assento e cuma boa altura face aos pousa-pés. É excelente para pessoas de menor estatura. A Yamaha XJ6 Diversion, não diferindo muito da postura da Kawasaki, que nos coloca mais sobre a direcção, é um pouco maior e acaba por ser a mais equilibrada de todas.

No que respeita à protecção aerodinâmica, esta é mais ampla na CBF, mas a posição mais direita coloca-nos pior posicionados para suportar a deslocação de ar. A Kawasaki, embora tenha menos protecção, tem uma posição que nos permite encaixar melhor e o ecrã é bastante largo em cima, criando uma ampla cobertura. A Yamaha é mais estreita e baixa na frente e a que menos protege.



Yamaha XJ6 Diversion
clique para ampliar
Image Image
Image Image


Para quem tem no lugar de passageiro um ponto fundamental na escolha da sua nova moto, a solução não é difícil de encontrar, a Honda é a que oferece mais espaço para o passageiro, o assento mais amplo e as melhores pegas para este se segurar. Entre a Kawasaki e a Yamaha a diferença é pouca, sendo ambas relativamente confortáveis. Entre elas a Kawasaki tem vantagem na posição, com a perna a ficarem menos curvadas, mas a Yamaha, mesmo com pegas relativamente pequenas, ganha às da Kawasaki.

No que à motorização diz respeito, temos dois tipos de motores, de dois e quatro cilindros, que resultam em comportamentos bastante distintos. Entre a Honda e a Yamaha poucas diferenças encontramos, se bem que a primeira responda melhor até médios regimes. No que respeita à Yamaha, esta está muito melhor no baixos e médios regimes, quando comparada com as anteriores Fazer, respondendo sempre. Ainda assim, sente-se alguma prisão até serem suplantadas as 7.000 rpm, em especial quando se compara com o solícito bicilíndrico ou o redondo motor da Honda. Passada esta fase o motor da Yamaha tem uma alegria contagiante. Muda o tom de escape, quase como uma desportiva, e só começa a dar mostras de querer outra relação de caixa já quase a aflorar as 11.000 rpm.

Honda CBF 600
clique para ampliar
Image Image
Image Image


A Honda apresenta umas suspensões algo secas no comportamento, não são desconfortáveis porque apresentam alguma maciez, mas não trabalham tão bem como as duas restantes. Entre a Kawasaki e a Yamaha temos dois produtos diferentes, a ER6f apresenta um tacto mais firme, com um maior controlo dos movimentos, enquanto que as suspensões da Yamaha são mais macias, não dando um tacto tão perfeito nem o mesmo nível de informação. Contudo, estas têm a vantagem de trabalhar melhor, mantendo sempre um excelente controlo mesmo em pisos em pior estado.

Image
clique para ampliar

 

Conclusão

No final do trabalho, fica claro que as duas novidades chegaram para marcar novos patamares de exigência, e nem o excelente sistema de travagem da Honda justifica a diferença de preço existente para as outras duas. Entre elas a Kawasaki apresenta-se uma escolha muito equilibrada, com um motor muito elástico, dimensões perfeitas para quem anda muito em cidade e uma excelente protecção aerodinâmica tendo em conta o tamanho da sua carenagem. A Yamaha parece ter sido uma moto desenhada para o mercado nacional. Oferece excelentes prestações, um comportamento de ciclística muito são e uma grande agilidade, com um motor de quatro cilindros moderno e um preço difícil de igualar.

Ficha técnica:
clique para ampliar

Image
 
Dados do Banco de ensaio:
clique para ampliar

Image
 

 








Adicionar aos favoritos (0) | Visto: 71511

Comentários (27)
1. 06-10-2009 10:46
 
Falta a BMW 650 gs , não será da mesma gama????
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
2. 10-10-2009 15:26
 
Pra mim a Kawa é a melhor proposta, como é confirmado pelas vendas por toda a europa
Visitante
 
t
3. 11-10-2009 21:28
 
Realmente é pena a Bandit não estar neste comparativo. Considero uma excelente mota e precisamente neste segmento.
Visitante
 
Jorge Valadas
4. 20-10-2009 22:47
 
Já fiz 1000 km com a Yamaha. Excelente. Muito manobrável, leve, centro de gravidade baixo, e motor disponível, tendo em conta que é uma 600 c.c. Bons acabamentos e simpática suspensão. Curva bastante bem. Não tem grande protecção aerodinâmica, mas rola bem nos 150km/h. Não é uma BMW para viajar mas vale bem o preço. E quanto ao concessionário da Yamaha de Viseu (onde a comprei), impecável e inexcedível.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
5. 25-10-2009 13:42
 
Depois de muito ponderar, acabei de adquirir a er-6f (de entre as três concorrentes). De modo que deixo aqui o meu testemunho pessoal. Pode-se dizer que desde de 1992 que não conduzo motos; sendo esta a minha primeira 600cc. Estou muito satisfeito com ela pois gasta mto pouco de 3.5-4L/100km, e para tipos com pouca experiencia é verdadeiramente muito fácil de conduzir e muito leve. Não sendo uma Ninja (apesar da sua designação alternativa ser Ninja 650R), é bastante desportiva. Inclusivamente, apartir da 5000rot torna-se bastante "racing". Nota-se que possui bastante binário em baixas, não sendo necessário de usar a caixa. Contudo, se levarmos uma relação errada a muito baixas rotações, nota-se o maior peso dos 2 cilindros... Faço a analogia com um carro a Diesel...Acho que o único senão é mesmo o seu trabalhar em baixas rotações. É o som tipico de uma Kapa, mas, que depois deixa-se de notar em altas. Gostava que tivesse o som tipo o da GSX-F ou da Honda.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
6. 06-11-2009 13:46
 
Boas e para quando o ensaio da GSX 650 F ? Acho que também se enquadra.
Visitante
 
vitor
7. 07-11-2009 15:35
 
Das tres motas a que mais me atrai é a xj6, estou seriamente a pensar comprar uma. 
No entanto fiquei um pouco assustado com a quantidade de motas destas à venda em 2ª mão como semi-novas na net, comparativamente com as outras duas, tendo em conta que é um modelo de 2009. 
Porque será?
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
8. 16-11-2009 08:49
 
As montadoras estão descobrindo este nicho de mercado, e, efetuando lançamentos interessantes para que gosta de motos com uma cilindrada maior... Eu tenho uma Ténéré XT600, e, ela é minha melhor opção para o dia-a-dia e também para os passeios na estrada, pois o custo x benefìcio que ela oferece é tremendo ! 
E, na expectativa do lançamento (aqui no Brasil) de nova Ténére... fico ainda mais feliz ! 
Em particular deixo aqui minha opinião de que a Bandit... é a melhor das três do teste.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
9. 20-12-2009 11:00
 
Sem dúvida que a Kawasaki é um modelo muito equilibrado e claramente superior às restantes. Basta ver as vendas que esta mota tem em Portugal e perceber que os Stans Kawasaki têm alguma dificuldade em responder às necessidades. A assistência também melhorou muito com o aparecimento de vários stands novos em Portugal.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
10. 20-12-2009 20:25
 
KAWAFà
Entendo que sejas fan das kawas mas as estatisticas dizem que no ultimo ano em Portugal e tirando as 125 cc as motos mais vendidas foram a Hornet e a XJ6 (Fonte; Revista Motociclismo de Dezembro pagina 8) as kawas nem aparecem nos top 10. 
Boas festas
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
11. 21-12-2009 08:38
 
Saudações ! 
Amigo motociclista João Botas, não nos deixemos levar por estatisticas e/ou matérias publicadas por revistas deste segmentos (motos). A melhor moto é aquela que vc senta e se sente completo - quer seja uma "Kawa", uma "Suzi", uma Yamaha ou uma Honda. É certo que todos estes fabricantes fazem de tudo para consquistar todos os grupos (big trail, velocidades, etc). Concordo contigo da XJ6 - aqui no Brasil já começam aparecer algumas e, definitivamente, são bem interessantes nos conjuntos oferecidos - a saber: tecnologia, ciclística, design e custo/benefício. É bem certo que vai 'brigar' com a Hornet... mas, ainda assim fico com a Bandit 650S. Só quem já andou em uma sabe do que estou a dizer... é paixão à primeira acelerada. 
Abraços à todos os leitores.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
12. 28-01-2010 11:08
 
AXO K FALTA AI A MOTA MAIS EKILIBRADA, SUZUKI GSX650F...PARA MIM É O TOPO;) 
ABRAÇO
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
13. 04-02-2010 15:12
 
Concordo absolutamente com o Né... para quem já se sentou e gazou numa GSX650F tudo o resto não passa de "tricicolos" não kerendo ofender as outras marcas por kem tenho o maior respeito
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
14. 06-03-2010 11:58
 
Viva caros amigos das 2 rodas. Nao vamos fazer como os automobilistas que chegam a "vias de facto" para fazerem valer o seu ponto de vista. Moto é moto e esta tudo dito. Mais ou menos caras, potentes, belas, etc mas no fundinho de tudo, todos amamos o mesmo...costumo dizer à minha esposa que a minha "outra" é a ninja 9r que esta na garagem ! Eu sou fâ da Kawa mas teria com todo gosto , qualquer uma das outras. Me perdoem os "SUZI" mas o design da ultima Bandit nao me atrai muito mas...é uma moto. Abraços a todos e juizinho nessas estradas. Um abraço tb pros motardes do brasil que aqui comentam.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
15. 06-03-2010 12:05
 
Figueiredo, gosto é coisa complicada mesmo... Tenho uma Bandit 650S 2009 e é realmente uma moto ótima! Já andei em uma Fazer 600S e adorei. Tem características muito diferentes: 
 
A Bandit é bem mais pesada e mais estável em alta velocidade (foi minha percepção), mas os freios da Fazer são muito melhores assim com a ciclística para andar na cidade. Achei a Fazer mais fácil de conduzir, mas a Bandit é explosiva e nota-se um torque alto desde baixas rotações de 120 a 200km/h em poucos segundos sem baixar de sexta marcha. 
 
Ou seja, depende do uso, depende do motociclista.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
16. 08-03-2010 10:19
 
Saudaçoes à todos... 
Amigo Lauro, recentemente pilotei uma MT-03, e, confesso que fiquei impressionado com a danada. Possui uma ciclistica espetacular, um centro de gravidade baixo e uma maneabilidade interessante para o trânsito do dia-a-dia. E, na estrada... também anda bem. Mas, talvez pela minha estatura... achei ele um tanto 'pequena' (se bem que estou acostumado com a Ténéré - um trambolhão.. rs rs rs). No meu comentário, fiz referência à Bandit pois, declaradamente, sou um apaixonado. Se bem que, tenho que render meus votos também para a FAZER... um show de moto !
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
17. 27-08-2010 01:10
 
excelente comparativo. parabens MOTOCICLISMO.pt 
Agora venha o diabo e escolha!!! NAO!!! 
A moto é k me vai escolher. E assim fiz: 
(nunca mais compro, seja o que for sem ver, testar e comparar) marquei test driver`s. Nao foi facil, só com o bom desempenho e vontade de quem quer vender foi possivel. Destas cinco Motos (xj6, er6, cbf600, mt03 e f800r): a BMW foi a k me escolheu!!! A roçar a PERFEIÇAO. A ciclistica, a segurança, o comforto, o motor etc... Rolar na F800R é indescritivel... Mas o preço:((( 8500euros!!! Talvez nao seja muito. Mas mais 2000euros k a xj6!!! Dao pa muita coisa:((( Mas sem duvidas, foi a melhor Moto k testei. Todas as outras tem desempenhos parecidos nemos a MT03,falta lhe motor para poder «competir». Comprei a Yamaha XJ6N: 
 
4
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
18. 08-10-2010 14:06
 
Tenho uma bandit 650s`que comprei em Março e não me arrependi. É sem dúvida uma grande maquina. Não conheço as outras mas estou plenamente satisfeito com esta. 
Roda bem em baixas rotações até em 6ª velocidade, o que é óptimo para a cidade. Mas quando rodamos o punho e atingindo as 8000rpm ela coloca na estrada os seus 85cv de potencia.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
19. 24-03-2011 14:55
 
Das 3 a mais bonita, barulho e moderna é a XJ6(Yamaha é Yamaha e sabemos que ela capricha no acabamento mesmo e não dá defeito. No meu caso eu vou ficar com a XT1200 pois sou gigante e nestas 3 motos pareço o King Kong num velotrol.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
20. 16-04-2011 17:38
 
pois eu tenho uma h cbf e e muito boua pa utelisaçao k lh dou da para andar depreça e devagar depeend do kit dunhas de cada um.ja falaram em kuase tudo sobre elas mas nao c eskeçao da duraçao tambem conta para min e das mais importantes a honda e so faser revisoes e por gasolina.bouas corvas pa todos.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
21. 14-05-2011 16:07
 
No dia 14-05-2011 Este era o comparativo mais recente do site da Motociclismo... Morreu o site?
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
22. 22-11-2011 08:48
 
Realmente, a 21/11/2011 e o comparativo mais recente é de 28 de Setembro de 2009?!?!?!?!?! 
Ou seja, há mais de 2 anos que não é colocado um novo comparativo?!?!?!?!?! - Editado: correcto, os contactos e comparativos publicados na revista deixaram de ser publicados Online a partir dessa data.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
23. 13-04-2012 12:15
 
A yamaha é excelente com uma ciclistica excelente e um motor muito prestativo e equilibrado, uma excelente opção.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
24. 23-07-2012 17:06
 
Achei este artigo muito útil mesmo para quem ainda não percebe muito de motos!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
25. 25-07-2012 15:05
 
Um novo comparativo seria bem vindo! Mas concordo Suzuki Gsx650F é brutal :D
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email


 
 
© Motorpress Lisboa
A MPL não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links e/ou outros conteúdos
submetidos pelos utilizadores.