Condução de motociclos com carta B PDF Imprimir e-mail
08 Maio 2009

 

Image

 

No próximo dia 22 de Maio, sexta-feira, pelas 10.00 horas, vai ser discutido na Assembleia da República o Projecto de Lei nº 635/X (4ª) (PCP) que pretende alterar o Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da Categoria A1 à carta de condução de veículos da Categoria B.

Este Projecto Lei, de autoria do grupo parlamentar do PCP , apresenta-se como uma das melhores soluções para garantir um aumento da mobilidade e uma efectiva diminuição das emissões de gases de efeito de estufa, dentro das principais cidades do país.

O deputado motociclista Miguel Tiago tem sido um dos grandes mentores deste documento, e convida todos os motociclistas a estarem presentes na data indicada de forma a testemunharem os argumentos que irão ser apresentados tanto pelo governo como pela oposição.








Visto: 9628

Comentários (95)
1. 04-05-2009 21:01
 
Ja n era sm tmpo, smpr na cauda da europa
Visitante
 
n
2. 04-05-2009 22:53
 
Bem... o que vou dizer poderá parecer estranho. Portanto, já está tudo avisado..! 
 
Cá vai disto: Os grupos parlamentares que mais aprecio são o PCP e CDS-PP. 
 
São sem dúvida os que se apresentam com o trabalho de casa mais bem feitinho... pese embora as soluções comunistas nem sempre me agradarem. 
 
Este não é o caso e o PCP está de parabens! 
 
Sim senhor!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
3. 05-05-2009 11:47
 
Boa Miguel Tiago!  
 
Assim se vê a força do PC :-) 
 
Os motociclistas agradecem! Quantas mais motos andarem a circular mais os enlatados vão estar atentos! Já para não falar que cada moto a passar é um carro a menos a circular e a estacionar.
Visitante
 
Batestradas
4. 05-05-2009 18:14
 
Pois, realmente isto é tudo muito bonito, há mais motas a circular, menos carros logo mais lugares para estacionar e menos poluição.  
Ora bem, e como é com o pessoal que nunca pegou numa mota? Que não sabe sequer a atenção que precisa de ter para conduzir um veiculo de 2 rodas, com este decreto lei a meu ver só vai trazer para a estrada mais pessoal a fazer asneiras e a \"sujar\" o nome que temos vindo a tentar limpar, de aceleras e perigos na estrada. 
 
Concordo com este decreto se: junto com este averbamento exija pelo menos ao condutor que tenha no mínimo algumas aulas de condução de motociclos, para poder ver averbada esta categoria. Porque mandar mais condutores sem a mínima experiência só para diminuir o numero de carros e a poluição, não me parece de todo uma boa politica.
Visitante
 
C A
5. 05-05-2009 19:58
 
obrigado pela divulgação. de facto já não era sem tempo de se discutir o Projecto. 
Sobre a dúvida do CA: o PCP propõe a realização de uma prova de perícia para o averbamento da categoria B. 
O averbamento estará limitado a pessoas com mais de 25 anos de idade (por negociação que já houve com o PS e também por sugestão de muitos motociclistas e associações de motocilistas) exactamente para evitar desgraças e garantir uma racionalidade nos averbamentos. 
 
 
Ao GC quero agradecer as palavras e o reconhecimento pelo nosso trabalho. Com efeito o PCP é o Partido que apresenta mais trabalho, mas também não quero estar aqui a fazer campanha. Aposto que se leres as nossas propostas te surpreendes pela concordância e apoio que te vão merecer. É que nem sempre o que dizem do PCP é o que o PCP na verdade é. 
 
Um abraço e conto convosco no dia 22!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
6. 05-05-2009 21:38
 
Obrigado Miguel pelo esclarecimento, realmente desconhecia o resto da proposta, mas continuo a achar que 2 ou 3 aulinhas de condução ajudavam :D 
 
Um abraço
Visitante
 
C A
7. 05-05-2009 22:32
 
Bem, a meu ver parece-me não estar muito correcto. 
 
Eu tenho carta de condução de mota, e mesmo assim acho que em termos práticos o exigido na formação é muito escasso, quanto mais sem ser necessária carta. 
 
O que não falta por aí é pessoal com pancada, que não tem grande responsabilidade e com vontades esporádicas de agarrar em motas (tipo desejo de grávida, que passa logo). Com isto é mesmo a pedir para haver mais malta a aleijar-se pela estrada. 
 
A meu ver nem sequer faz sentido se poder conduzir moto4 com carta B, pois aquilo a única coisa que tem de semelhante a um carro é ter 4 rodas, acaba aí.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
8. 06-05-2009 14:50
 
No nosso país pensa-se muito antes de tomar decisões. Pesados todos os prós e contras, geralmente fica tudo na mesma. Não há leis perfeitas. Nem vai haver de repente mais 1 milhão de scooters na estrada. Esta lei vai começar por afectar um nicho que se pode desenvolver e a sociedade irá adaptar-se. Veja-se o que se passa nos países que já adoptaram a directiva.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
9. 06-05-2009 23:50
 
Bem, na minha opinião, a directiva em questão faz todo o sentido. A carta A1 permite a condução de motociclos limitados a 11kw de potência, aproximadamente 15cv, e se todo o processo for provido de algum bom senso, e dada a situação actual do nosso país, o mundo das duas rodas poderá mesmo ganhar novos adeptos, que posteriormente compreenderão este meio de transporte que tanto veneramos, ajudando na mudança de algumas mentalidades mais \"enlatadas\" e até preconceituosas do nosso país. Não devemos, quanto a mim, dramatizar esta medida, imaginando de imediato uma senhora de 60 anos, que não sabe sequer o que é uma bicicleta, a subir para a sua nova montada com o objectivo de vencer corridas de semáforos e fazer rotundas de joelho no chão. Esta medida beneficiará, na minha opinião, todos aqueles que já contactaram com este mundo, acham-se capazes de circular num veículo de 2 rodas, mas falta aquele empurrão, aquele incentivo. Apenas tenho dúvidas em relação a profundas mudanças no panorama nacional, grande parte da nossa sociedade procura o conforto de um modo obsessivo…andar de moto com menos de 20ºC é impensável, por vezes lá vai um mosquito ao casaco e é uma chatice…o capacete despenteia…Felizmente existem excepções, caso contrário, não estaríamos aqui…Cumprimentos e boas viagens!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
10. 08-05-2009 11:57
 
Mas desde quando é que duas ou três "aulinhas" numa escola de condução, ensinam alguém a conduzir? 
 
Nem 20, nem 30!  
 
Ou já se sabe conduzir ou só se lá vai entregar dinheiro a instrutores que não sabem andar de moto, ou a "examinadores" muitas vezes "pagos à parte" para porem carimbos nas licenças!  
 
Ou ninguém ainda percebeu que não há escolas de condução para motos? Até para os automóveis são raras as que realmente ensinam! 
 
Dah!!!!!!
Visitante
 
Batestradas
11. 08-05-2009 12:09
 
Eu acho é que esta medida já devia estar implementada há anos! 
 
Faz-ma confusão que as pessoas se preocupem tanto com os "danos" que eventuais "malucos" possam fazer à imagem dos motociclistas! No que me diz respeito respondo por mim! E não vai ser com motos de 125 cc que os "malucos" vão andar aí a 200 ou a sacar cavalos no meio do trânsito! 
E se o fizerem, é um caso de polícia, e não de imagem! 
Deixemo-nos de ser mais papistas que o papa senão as motos, as peças, as oficinas, os certames e as concentrações qualquer dia acabam por falta de motociclistas! Basta ver que os miúdos já não andam de motorizada, quanto mais de moto!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
12. 08-05-2009 12:23
 
Bem dito Tope. 
 
Quero também agradecer ao Miguel Tiago (que ainda não conheço - talvez dia 22?) pela excelente iniciativa!  
 
Espero é que os importadores aproveitem este movimento e saiam do marasmo a que se têm votado e colaborem de alguma forma numa luta com a qual só têm a ganhar! 
 
É que não os consigo perceber! A ACAP deve tê-los muito bem agarrados!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
13. 08-05-2009 13:03
 
Penso que é uma das melhores medidas para a mobilidade urbana. Em Paris a cidade pertence às 125 cc. Sem essa medida o trânsito que já é quase caótico seria simplesmente impossível. No futuro serão as scooters eléctricas. Também não concordo com as aulas de condução para as 125, de qualquer modo, nem todos os instrutores são maus. Tive uma grande sorte nas minhas 16 aulas, pois apanhei um instrutor conhecedor e competente, que me acompanhou sempre de moto e parava sempre que necessário para me dar conselhos sobre os perigos na estrada.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
14. 08-05-2009 13:49
 
Não concordo! 
Acho de uma irresponsabilidade total, se essa tal lei for aprovada. 
 
Parece-me que então uma pessoa habilitada a conduzir um carro pega numa mota e "vamos lá passear"?! Depois há sinistralidade e não sei mais o quê!  
Quando muito pensavam/exigiam que o ensino da condução (em todas as categorias) fosse melhorado! 
 
Mas não, querem resultados rapidos e faceis...vejo isto como as "novas oportunidaddes"! 
 
Depois da Geração "rasca"...é a geraçao do siga (facilitismo)!
Visitante
 
Sergio
15. 09-05-2009 03:09
 
Vejo muita malta preocupada com os futuros "motociclistas", mas porquê? Quantos azelhas se gabam que têm carta B a X anos e só fazem me... na estrada! É como os actuais ditos "motoqueiros" que andam a sacar cavalos e alta velocidade...enfim! Devemos acolher e aconselhar da melhor maneira os futuros condutores de 2 rodas...Como me aconselharam a mim, quando entrei neste mundo!!! Obrigado aos que viram como mais um companheiro de estrada!!! Por isso será há responsabilidade de cada um...
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
16. 09-05-2009 13:52
 
Peço desculpa pela insistência mas o projecto de lei aqui discutido não me parece nada um caso de facilitismo. Para mim, facilitismo é não fazermos nada, deixarmos tudo como está, quando esta medida já foi aprovada pela maioria da União Europeia, com os resultados que tão bem conhecemos. Há algum tempo atrás, era permitida a circulação em ciclomotores a todos os titulares de carta de condução B, tal nunca gerou grande polémica e a situação não era tão distinta desta que aqui discutimos. No meu caso, teria até grandes razões para não concordar com esta directiva, quando quis a minha carta A1 tive de a pagar muito bem paga, paguei por um ensino que me causava arrepios, nada adequado às situações que vivemos no nosso dia-a-dia. Agora, se a directiva avançar, muitos usufruirão desta licença a custo zero, algo que estou disposto a esquecer, está em causa um novo conceito, alguém viu nos motociclos uma oportunidade, uma solução para a mobilidade urbana e para os problemas ambientais, e eu, como amante deste meio de transporte, acolherei os futuros condutores das duas rodas, tal como nos sugere o Nuno Festa. Cumprimentos e boas viagens.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
17. 09-05-2009 21:45
 
Nenhuma escola de condução ensina de forma completa um condutor.Para qualquer tipo de veiculo o que interessa é ter muita prática! Quantos condutores tiraram a carta B sem terem feito uma unica ultrapassagem? Uma grande maioria na qual estou incluido! 
Eu só estou à espera desta aprovação para adquirir uma 125 CC para ver se o vicio fica ou não.Além disso tal como muitos outros já fui condutor de uma 50 cc e até acho mal ser obrigatoria uma prova de pericia que nada vem provar! Como é que vou fazer? Compro a moto antes de ter carta para praticar ou vou fazer uma prova de pericia sem ter moto? Completamente despropositado!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
18. 11-05-2009 08:58
 
Sim, isso é tudo facilidades, mas pelo que estou a ler, todos pensam que qualquer condutor de carro sabe conduzir uma mota. As aulas não ensinam nada, as provas de perícia não provam nada, vamos só passar licenças a quem nunca pegou numa mota e eles que se amanhem.
Visitante
 
C A
19. 13-05-2009 09:20
 
Os Motociclistas em geral evoluiram muito nos ùltimos anos, já não se vê com tanta frequencia manobras perigosas na via pública e mesmo os modelos mais vendidos são mais "calmos". O actual automobilista que pensa comprar uma 125cc está farto do transito, das horas perdidas e do problema do estacionamento e quer uma solução para esse problema não quer uma 125cc para ir fazer cavalos para a porta do liceu.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
20. 17-05-2009 18:59
 
Acho muito bem avançarem com este projecto-lei. Tenho categoria B e AP(todas). Acho q é altura de respondermos ao nivel da europa, chega de trafego intenso, poluiçao e custos elevados. Ha muito q as duas rodas sao deixadas para trás não fosse a boa vontade de algumas pessoas. Sei q alguns gastaram dinheiro nas categorias tal como eu, mas e por um avanço e bem maior. Abraços.
Visitante
 
Nuno C.
21. 19-05-2009 16:45
 
A ser aprovado, não me parece que tenha grande impacto real. Poucos serão os adeptos pois motos até 125 cc não dão nas vistas. Devemos igualmente lembrar-nos de que as principais vitimas das asneiras em 2 rodas são os próprios condutores ao contrário dos automóveis pelo que não me parece que existam muitos a saltar para cima duma mota sem saber conduzi-la. O automóvel dá uma sensação de segurança, na moto o chão é visível e está bem próximo, pelo que pensará duas vezes quem se montar em cima duma moto. Os que o fizerem, fazem-no sem licença pelo que será indiferente. Lembremo-nos igualmente que as cartas B obtidas antes de 1998 já permitem a condução de ciclomotores de 50cc. As cartas B permitem a condução de uma grande gama de viaturas, desde motos 4 até camionetas de 3500 Kg. Considero mais perigoso alguém conduzir uma carrinha de 3500 Kg sem experiência do que uma moto 125cc.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
22. 22-05-2009 09:41
 
bom dia! qual a diferença entre conduzir uma 50 ou uma 125? nenhuma...quem anda numa anda na outra... parabens pela nova lei, tirem os carros das cidades, e olhem que eu ando de carro tb. fiquem bem.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
23. 22-05-2009 09:57
 
Bom dia, já tenho a carta para mais de 7 anos, infelizmente a minha carta já não da para conduzir 50 c.c. pois tenho uma paixão por Vespas e andava com ideias de tirar a carta de moto. Oxalá seja aprovado este Projecto Lei, até já ando a ver de Vespas e o belo capacete tipo "penico", eheheheheheh.
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
24. 22-05-2009 10:10
 
Eu nem acredito em algumas coisas que li...! 
 
Sobre elas não me vou agora pronunciar. O sucesso do diploma irá surtir os seus efeitos, e como tal, elucidar as mentes menos convencidas. 
 
2 pontos essênciais a destacar: 
 
1- Um enorme mudança no paradigma motociclisto nacional. 
 
2- Os stand's precisam de vender com de "pão para a boca". Vamos esperar e ver se a medida se reflecte nas vendas. Eu estou convencido que sim. Este vai ser o balão de oxigénio que tantos Stand's precisavam. 
 
Cumprimentos a todos,
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
25. 22-05-2009 10:43
 
Não esquecer que está na mesma "sujeito a exame de condução em motociclo de idênticas características".
Visitante
 
Pedro Couto


 
 
© Motorpress Lisboa
A MPL não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links e/ou outros conteúdos
submetidos pelos utilizadores.